Tempo de leitura: 2 minutos

Ministério da Saúde realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

O Ministério da Saúde realiza a partir de domingo (26), em parceria com estados e municípios, uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A estimativa é que 210 mil unidades públicas e privadas de todo o país estejam mobilizadas, sendo 146 mil escolas da rede básica, 11 mil Centros de Assistência Social e 53 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A chamada Semana Nacional de Combate ao Aedes será encerrada na próxima sexta-feira (30), com o com o dia D de combate ao Aedes. Nesta data, esta prevista a realização de mutirões de limpeza de espaços, incluindo os órgãos públicos.
A mobilização pretende mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.

VERÃO
“O verão é o período que requer maior atenção e intensificação dos esforços para não deixar o mosquito nascer. No caso da população, além dos cuidados, como não deixar água parada nos vasos de plantas, é possível verificar melhor as residências, apoiando o trabalho dos agentes de endemias. Esses profissionais utilizam técnicas simples e diferenciadas para vistoriar as casas, apartamentos e espaços abertos”, explica o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Divino Martins.
Dados nacionais apontam redução nas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre janeiro a novembro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, porém, alguns estados apresentam aumento expressivo de casos de dengue, Zika ou chikungunya. Por isso, é necessário intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias das três doenças no verão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *