Tempo de leitura: 2 minutos

Casa de Cultura tem vasta programação para dezembro

Estão rolando as atividades de dezembro na Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema. A programação inclui oficinas, mostra, cineclube e atividades especiais para o Natal, que serão realizadas na sede da instituição e na Praça Domingos Cabral. Para quem gosta de cinema, o Cineclube continua com sessões todas as terças-feiras, sempre às 19h.
Aos sábados, a Casa fica aberta das 14h às 16h para receber os integrantes da Oficina de Maculelê. No período de 20 a 25 deste será realizada a Mostra de Presépios Natalinos. O objetivo é registrar e organizar os dados dos presépios natalinos montados na cidade, buscando uma forma de premiar, promover, dinamizar e preservar a cultura popular de presépios, valorizando as técnicas artesanais e artísticas locais.
A programação conta também com a Oficina de Gastronomia: Cacauices II, trazendo o tema “Delícias Natalinas”.  A oficina será realizada de 10 a 13, sob o comando da instrutora, Merice Rocha. Também com objetivo de promover a culinária local e as produtoras – que destacam a gastronomia como cultura – a Associação das Mulheres Empreendedoras de Buerarema (AMEB) promove a Feira de Gastronomia, de 14 a 25 deste mês.
Casa oferece oficinas gratuitas

De 21 a 23, às 19h, será realizado o Auto de Natal, com o espetáculo “O Bonequeiro Vitalino”, de Jurema Penna. A peça é inspirada na obra do extraordinário artista popular pernambucano Mestre Vitalino, que ficou famoso por construir cenas expressivas do cotidiano nordestino com seus bonecos de barro.
A montagem atual, dirigida por Anderson Andhy, é feita pelos integrantes do grupo A Tribo, que há mais de 15 anos vem trabalhando em Buerarema e em cidades do sul da Bahia com um repertório constituído principalmente de peças do teatro popular.

MAIS ATRAÇÕES
Para tornar o Natal da comunidade bueraremense ainda mais especial, acontece no dia 22, às 18h, a apresentação do grupo de Violino, com a professora, Samira Guimarães. As atividades fazem parte do projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, com apoio da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.
Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.
O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: em Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais em Calendarizados; Mobilidade Artística e em Cultural em Editais Setoriais. Para mais informações, acesse:www.cultura.ba.gov.br.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *