Tempo de leitura: 2 minutos

Hospital Costa do Cacau faz um ano de inaugurado || Foto Divulgação
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, completa um ano de inaugurado neste sábado (15). Segundo a direção do hospital, mais de 180 mil procedimentos foram feitos no período, dentre os quais 30 mil atendimentos e mais de 3.500 cirurgias em nove especialidades, destacando-se 1.422 em Ortopedia. Destaque, também, para uma captação de múltiplos órgãos e 24 captações de córneas, 854 exames de cateterismo, 32 angioplastias, mais de 110 mil exames laboratoriais e 30 mil exames de imagem (raio-X, tomografia e ressonância magnética).
O hospital oferece atendimento à população em 13 especialidades e o serviço de diálise implantado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reduziu, de acordo com a direção da unidade médico-hospitalar, a necessidade de transferências para outras unidades, atendendo exclusivamente os usuários em estado grave e que apresentam quadro de insuficiência renal.
“O funcionamento do Hospital Regional Costa do Cacau foi um dos compromissos assumidos pelo governo do Estado e apresenta um grande avanço para a região do sul da Bahia. Procedimentos que não eram realizados ou deixaram de ser realizados na região estão sendo oferecidos de forma efetiva”, disse Hernani Vaz Krüger, diretor-geral da unidade.
“Antes os pacientes aguardavam até seis meses para conseguir fazer uma cirurgia ortopédica. Agora, os pacientes fazem esses procedimentos em cerca de uma semana. É gratificante saber que através do serviço prestado quem ganha é a população”, comentou.
O hospital iniciou as atividades com o Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que realizou ao longo do ano mais de 900 cirurgias eletivas de colecistectomia, histerectomia e hérnia epigástrica, inguinal e umbilical. A unidade de saúde é pioneira em serviços de Cardiologia ofertados pelo SUS, realizando procedimentos de colocação de marca-passo; cardiodesfibrilador implantável, além dos serviços de hemodinâmica, como cateterismo, angioplastia e arteriografia.
“O Hospital Regional Costa do Cacau é um hospital de referência em urgência e tem dado suporte aos hospitais de menor porte e às secretarias de saúde dos municípios assistidos, promovendo o desafogamento das emergências dos hospitais de origem e, garantindo dessa forma, maior acesso aos serviços de saúde, com atendimento qualificado e humanizado”, enfatizou o diretor técnico do HRCC, Cláudio Moura Costa.
Localizado em Ilhéus, o HRCC também atende a outros 65 municípios da região sul da Bahia. O hospital, uma das maiores e mais modernas unidades de saúde da Rede Pública do Estado, conta com 225 leitos, 195 destinados a internação e cirúrgicos e outros 30 leitos exclusivos para Terapia Intensiva Adulto; ambulatório, centro cirúrgico, parque de bioimagem completo, com equipamentos de última geração, incluindo ressonância magnética e tomógrafo. Um quadro de 841 profissionais responde pelo atendimento na unidade de saúde. Desse total, 110 são médicos, 105 enfermeiros, 17 fisioterapeutas e 236 técnicos de enfermagem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *