Tempo de leitura: 3 minutos

Revista traz as principais ações do governo

Com 228 páginas e tiragem de 5 mil exemplares, foi lançada na quarta-feira (19) a edição de 2018 da Revista Terra Mãe, publicação que traz um resumo das principais ações do Governo da Bahia nos últimos quatro anos. A revista aborda assuntos como investimento na Agricultura Familiar, Policlínicas Regionais de Saúde, o Metrô de Salvador, além de mais de cinco mil quilômetros de estradas construídas ou recuperadas.
O período das ações publicadas na revista coincide com o primeiro mandato do governador Rui Costa. “A revista dá um panorama do que foram os quatro anos de governo, e traz desde ações menores, mas muito importantes como as obras de contenção de encostas, outras ações que apoiam a agricultura familiar, e obras grandiosas como o metrô de Salvador, o novo aeroporto de Vitória da Conquista, barragens, o sistema viário de Salvador. É emocionante você ver tudo aquilo a que se dedicou cumprir a sua função social e econômica”, afirmou.
Rui Costa destaca os investimentos feitos na Bahia nos últimos anos

A quarta edição da revista superou o desafio de reunir as diversas e relevantes ações implantadas nos quatro cantos do território baiano, em setores como Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade e Infraestrutura.
O secretário de Comunicação Social do Estado (Secom), André Curvello, observou que“essa revista é um trabalho árduo, caseiro e feito por uma equipe muito competente. Trata-se apenas de um pequeno recorte de tudo que foi feito por esse governo exitoso, que pensa nas pessoas. Por isso a Bahia é, hoje, destaque no cenário nacional, no que diz respeito à gestão e rigor no controle das contas públicas”.
Uma foto da agricultora familiar Edivaneide Andrade estampou a capa da Revista Terra Mãe 2018. Moradora de Ponto Novo, a jovem participou do lançamento da revista, acompanhada da mãe, a também agricultora Luzia Andrade, e é beneficiária no Programa Pró-Semiáriado, uma das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que desenvolveu ações que somam R$ 1,2 bilhão.
As agricultoras entregaram ao governador uma cesta com itens que produzem no município do Norte baiano. “Eu fiquei muito surpresa de me ver na revista. É muito gratificante”, contou Edivaneide.

METRÔ DE SALVADOR
Todas as investidas do Governo do Estado integram um plano macro de desenvolvimento pensado para a Bahia, mas algumas iniciativas, pela natureza física ou pela capacidade de mudança imediata na vida dos baianos se destacam, a exemplo do Metrô de Salvador. Com 33 quilômetros de extensão, distribuídos nas já concluídas Linhas 1 e 2, o modal transformou a mobilidade urbana da capital. Diariamente, cerca de 350 mil usuários usam o sistema, operado pela CCR Metrô Bahia.
Outro destaque da gestão foi a construção e recuperação de mais de cinco mil quilômetros de estradas que cortam todas as regiões da Bahia, com investimento de R$1,7 bilhão. O titular da Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), Marcus Cavalcanti, destaca que “os desafios continuam e lista a assinatura de contratos para parcerias público-privadas que viabilizam a construção da Estrada do Feijão, de uma ponte de mais mil metros sobre o Rio São Francisco e, ainda, o lançamento da consulta pública para construção da Ponte Salvador-Itaparica”.
Ainda entre os destaques da publicação, obras de contenção de 90 encostas na capital e construção de 80 mil unidades habitacionais. Na Saúde, novos hospitais, como o da Costa do Cacau e o Regional de Seabra e as inovadoras Policlínicas Regionais de Saúde, equipamentos de média complexidade já instalados em oito municípios baianos e em construção em outros 11.
No quesito segurança, ressalta-se o maior número de policiais contratados em quatro anos, na história da Bahia, além de investimento em viaturas, armamentos, tecnologia, bem como na construção de Distritos Integrados de Segurança (Disep) em inúmeros municípios.
Na educação, programas como o Primeiro Emprego, Mais Futuro e Partiu Estágio auxiliam o jovem a ingressar no mercado de trabalho e iniciar uma carreira sólida, com o suporte do Estado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *