Tempo de leitura: 2 minutos
Festividades incluem lavagem das escadarias da Catedral || Foto Rodrigo Macedo

A fé do ilheense católico é sempre renovada durante os tradicionais festejos dos seus padroeiros. Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, será aberta a festa em louvor a São Sebastião, padroeiro da Catedral diocesana. Ilhéus São Sebastião é, também, patrono dos estivadores.

Com o tema central “Batizados em enviados: a igreja de Cristo em missão pelo mundo”, o novenário vai abordar a iniciação cristã. O cronograma de atividades acontece por nove dias com orações, louvores, recitação do terço, apresentações culturais e ladainhas.

O encerramento das celebrações será em 20 de janeiro, com alvorada às 5h, missa solene às 10h, procissão com saída da Catedral, na Praça Dom Eduardo, contornando o morro São Sebastião, percorrendo as ruas centrais e, pela Avenida Soares Lopes retornando a Catedral, onde, após a missão, encerra festa.

O padre Paulo Brandão lembra um pouco da História da Igreja. “As festas de padroeiro remontam à Idade Média na Igreja e continuam ativas em todas as paróquias espalhadas pelo Brasil.”.

Para ele, o sopro de renovação tem dado vitalidade a essas festas, tornando-as fortes momentos de evangelização. “A Festa do padroeiro é fundamental no processo de evangelização de uma paróquia. A festa, bem preparada, nos ajuda a reunir o povo de Deus”, pontua o padre Paulo Brandão, pároco da Catedral que está na área de abrangência da paróquia de São Jorge, uma das mais antigas da Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *