Tempo de leitura: 2 minutos
Lavagem da escadaria de São Sebastião será na quinta

A tradicional Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião será realizada na quinta-feira (17), em Ilhéus. O evento este ano será no mesmo dia em que o navio MSC Seaview atraca no porto Internacional do Malhado, com 5.210 passageiros.

A festa começa às 8 horas, com concentração na sede do sindicato dos estivadores, na Avenida Dois de Julho. O cortejo sairá às 9 horas, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, passando pela Avenida Almirante Aurélio Linhares até a Praça Cairu.

Da Praça Cairu, o cortejo seguirá pela Rua Bento Berilo e Avenida Soares Lopes, rumo à Catedral de São Sebastião, onde as escadarias serão lavadas pelas baianas, com água de cheiro. A celebração  antecede a comemoração do 20 de janeiro, dia São Sebastião, padroeiro dos estivadores.

ÁGUA DE CHEIRO

Durante o percurso, a cadência dos tambores marca as passadas no ritmo afro, o desfile das baianas caracterizadas, carregando jarros com água de cheiro e as vassouras para o ritual da lavagem das escadarias, percussionistas dos blocos afro ilheenses, acompanhados por um mini trio, bloco de sopro “Guarda Embaixo”, turistas e comunidade, todos juntos na mesma sintonia. Como manda a tradição, um carro pipa no final da festa refrescará os presentes, aliviando o calor do verão.

O evento tem o apoio das secretarias municipais de Turismo e Esporte (Setur) e Cultura (Secult).O cortejo da lavagem reúne fiéis católicos e das religiões de matrizes africanas, ocorre desde a primeira metade do século XX,idealizado pelos estivadores ilheenses e é uma manifestação marcada pela fé, alegria e homenagens ao padroeiro da categoria, São Sebastião.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *