Tempo de leitura: 2 minutos
Isabela: óculos de sol para a proteção dos olhos

O verão está a todo vapor e o sol é o protagonista da estação. Mesmo sendo desejado por todos, é preciso muita cautela na hora de aproveitar os benefícios do astro rei para a nossa saúde. Enquanto muitos pensam nos cuidados com a pele, é importante também lembrar de proteger os olhos.

Isso porque a incidência de raios solares é maior nessa época do ano devido à falta de nuvens e à temperatura elevada e ao uso contínuo de proteção solar no corpo e no rosto é fundamental. Os óculos de sol atuam como um filtro para a luz que atinge a visão, protegendo-a contra a radiação.

De acordo com a médica Isabela Cano Ribeiro Leite, especialista em oftalmologia geral e plástica ocular do DayHORC, em Itabuna, o uso dos óculos de sol é de extrema importância para as pessoas que possuem predisposição a algumas doenças oculares, como pterígio (carne no olho), alguns tipos de tumores na pálpebra e conjuntiva e alterações na retina. “A exposição à radiação UV (ultravioleta) funciona como um importante fator de risco nesses casos”, diz.

Outro fator importante apontado pela especialista é a questão da escolha do modelo dos óculos de sol. Embora sejam um acessório da moda, eles têm a função de proteger os olhos de agentes climáticos como o vento e a poluição. Sendo assim, na hora de comprá-los devemos ficar atentos à qualidade do produto. “Muitos modelos piratas acabam sendo vendidos como réplica de marcas que são atestadas e aprovadas no mercado, só que não possuem proteção UVA e UVB. Óculos com preços muito abaixo do mercado geralmente são falsificados e podem vir a causar sérios danos à visão”, alerta.

A oftalmologista diz ainda que as cores das lentes podem variar bastante, mas o mais importante é checar a qualidade da marca que deve oferecer proteção contra os raios UVA e UVB. “O que protege os olhos é um filtro transparente que pode ser aplicado nos óculos de sol e óculos de grau”, conclui.

Para tirar proveito da estação mais quente do ano sem prejudica prejudicar a visão, seguem abaixo algumas dicas da especialista:

– Independentemente de estarmos ou não no verão, os óculos de sol devem ser utilizados também em dias nublados ou de chuva, pois os raios solares são constantes.

– Ao ficar exposto ao sol, faça uso dos óculos de sol e, se puder, utilize também um chapéu para proteger os olhos.

– Evite comprar óculos de sol nos camelôs ou em lojas que não possuam certificação de qualidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *