Tempo de leitura: 2 minutos
Programa oferece bolsas de estágio

Os candidatos a uma das vagas oferecidas pelo programa Partiu Estágio têm até dia 24 deste mês para fazer a inscrição. O programa do Governo do Estado é destinado aos estudantes do nível superior matriculados em cursos presenciais de universidades baianas, que tenham concluído no mínimo a metade da carga horária. A inscrição pode ser feita pela internet.

São 2.325 novas vagas remuneradas, disponíveis em 62 órgãos estaduais de 49 municípios do estado. De acordo com o edital, têm prioridade estudantes portadores de deficiência, aqueles que estão cadastrados no CadÚnico dos programas sociais do Governo Federal, e quem cursou todo o Ensino Médio da rede pública ou como bolsista na rede privada.

O edital com todas as informações está disponível no site do programa. Há oportunidade para 109 cursos diferentes. Porém, se o estudante faz licenciatura, mas a vaga disponível for em bacharelado, o candidato não pode que se inscrever.

O coordenador do programa Partiu Estágio, Agnaldo Barbosa, explica que “o estágio tem que ser feito no curso que o aluno faz. O sistema já prevê que o estudante se inscreva para até três órgãos, no curso que faz na universidade, nos municípios que reside ou estuda. A Lei de Estágio exige que tenha um profissional que supervisione o estágio porque, se órgão não tiver um supervisor da área, o estágio não terá validade”.

EXPERIÊNCIAS

Estudante do 7º semestre de Medicina Veterinária, Rafael Gutemberg vai concorrer a uma das vagas. O jovem está de olho tanto na experiência profissional, quanto na remuneração. São 20 horas semanais, com bolsa-estágio de R$455 e auxílio-transporte.

O estudante diz que “minha expectativa é que acrescente mais ao meu currículo. A maioria dos estágios não tem bolsa e eu preciso correr atrás. Rafael vai concorrer a uma vaga na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Secretaria de Saúde (Sesab) e no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Há oito meses, a estudante do 7º semestre de jornalismo, Dóris Queirós, faz estágio na Secretaria de Comunicação (Secom). Na Coordenação de Rádio, a universitária vive na prática a rotina de trabalho de uma redação jornalística. A experiência abriu novos horizontes para Dóris, que antes pensava em seguir carreira na televisão, mas foi conquistada pelo rádio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *