Tempo de leitura: 2 minutos
Mulheres foram homenageadas com a Comenda Otaciana Pinto || Foto Gabriel Oliveira

Homenageada com a Comenda Otaciana Pinto, a vereadora Charliane Sousa (PTB) exaltou a multiplicidade dos papéis sociais femininos em solenidade da Câmara de Itabuna. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, declarou. A honraria do Legislativo foi concedida, em sessão solene, a 21 mulheres que, em várias áreas, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Itabuna.

Falando por todas as homenageadas, Charliane defendeu a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens. Também criticou o machismo que, para a vereadora itabunense, “é a forma mais sistêmica de tentar intimidar e calar a voz da mulher”. “Precisamos estar unidas para combater todo tipo de violência contra a mulher em Itabuna”, ressaltou Charliane Sousa.

Convidada da sessão solene, a docente Lara Kauark enalteceu a luta diária, a partir do Dia da Mulher, criado pela ONU em 1975. Especialista em Direitos humanos e Democracia, ela realçou o legado social de brasileiras como Esperança Garcia e Maria Quitéria. “São nossas raízes na luta pela igualdade. Permaneceremos na tua memória, como símbolos de resistência e avanços”.

Nesta edição, a Otaciana Pinto reverenciou desde octogenárias, como dona Adelina Maria Soares, a adolescentes, como a atleta Victória Beatriz Rosário, campeã de natação e maratonas aquáticas na Bahia. As indicadas Valerie Nicollier e Maria Arcanjo dos Santos foram representadas, respectivamente, pela filha Michele Nicollier e pela irmã Creuza Arcanjo.

Mesa presidida por Ricardo Xavier durante a entrega da Comenda || Foto Gabriel Oliveira

Compuseram a mesa a secretaria de Educação, Nilmecy Gonçalves, a tenente Laís Sena, do 15º Batalhão da Polícia Militar, e o presidente da OAB Itabuna, Edmilton Carneiro.

MEMÓRIA

Na solenidade alusiva ao Dia da Mulher, o presidente Ricardo Xavier (PPS) também homenageou, com um minuto de silêncio, a memória do empresário Antônio Carlos Azevedo, 68 anos, falecido na terça (19), com 68 anos de idade. Casado com Elzita Brandão Azevedo, Carlinhos da Bavil era pai de Ana Karla e Karlos e avô de Ana Kamila e Antônio Carlos Neto.

HOMENAGEADAS

Durante a solenidade, foram homenageadas Maria Pereira da Silva (comenda indicada pelo vereador Aldenes Meira), Regilene Minervino (Alex da Oficina), Raquel Alves dos Santos (Chicão), Mônica Burgos (Charliane Sousa), Maria Bezerra (Júnior do Trator), Maria do Carmo Santos (Enderson Guinho), Pastor Francisco (Silmara Sousa), Genildes da Hora (Chico Reis) e Jaqueline Paula dos Santos (Jairo Araújo).

Também receberam a Comenda Otaciana Pinto Maria Arcanjo dos Santos (indicada por Ninho Valete), Andréia do Nascimento (Cavalcante), Selma Rosário (Babá Cearense), Victória Rosário (Júnior Brandão), Adelina Soares (Nel do Bar), Valerie Nicollier (Manoel Júnior), Patrícia Góes Santos (Beto Dourado), Geni Góes (Ricardo Xavier), Mércia Margotto (Robinho), Rosana Freitas (Ronaldão), Nayane Barbosa (Milton Gramacho) e Charliane Sousa (Zico).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *