Tempo de leitura: < 1 minuto

Vereador apresenta projeto de cota racial em concursos em Itabuna || Foto Andreyver Lima
A reserva de 20% das vagas para candidatos negros nos concursos públicos em Itabuna, pode virar lei. O projeto foi protocolado pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB), nesta segunda-feira (08). O argumento do vereador é que há necessidade de superar o ‘racismo estrutural e institucional’.

Segundo Jairo, a lei garantiria igualdade de oportunidade, frente as desigualdades sociais, econômicas e educacionais do país. “A reserva de vagas para negros não os isenta da aprovação no concurso público. Como qualquer outro candidato, o beneficiário deve alcançar a nota necessária para que seja considerado apto a exercer o cargo.” afirma.

Podem concorrer às vagas da cota todos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso. A autodeclaração de cor e raça deverá constar no formulário. Caso seja aprovado, essa comprovação será necessária. O projeto segue para análise nas comissões. Para virar lei, deve ser aprovado em duas votações pelos outros vereadores, até que seja sancionada pelo prefeito.

COTAS EM CONCURSO

A lei º 12.990/2014 já reserva 20% das vagas nos concursos públicos federais para candidatos negros. Criada em junho de 2014, com duração prevista de 10 anos, a reserva de vagas vale para concursos destinados à administração pública federal, como Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

3 respostas

  1. Não sei pra quê? Numa população 80% negra e mestiço. Fiz o concurso em 2008 e das 8 vagas, 6 foram preenchidas por negros e afrodescendentes. E se aprofundar cientificamente todos são afrodescendentes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *