Tempo de leitura: 2 minutos
Operação começa nesta quinta-feira

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, nesta quinta-feira (18), a Operação Semana Santa. Na Bahia, até a meia-noite de domingo (21) será feito o policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.Como o feriado será na sexta-feira (19), a tendência é de aumento de até 60% no fluxo de veículos para em algumas regiões.

A PRF reforça o alerta que dirigir após ingerir bebida alcoólica é uma infração gravíssima punida com detenção, de seis meses a três anos, multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

De acordo com a PRF, o valor da multa dobra se o caso for de reincidência nos últimos 12 meses. Se o índice verificado no ‘bafômetro’ for superior a 0,33mg/l, o condutor será encaminhado à delegacia para responder criminalmente.

O uso do cinto de segurança, do capacete e dos dispositivos de retenção para crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também estão entre os focos da fiscalização.

A PRF informa que até um ano, os bebês devem ser transportados no bebê-conforto, de costas para o motorista; de um a quatro anos, deve-se utilizar a cadeirinha; de quatro a sete anos e meio, o assento de elevação. Crianças com até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco de trás do veículo, com o cinto de segurança.

Além do patrulhamento ostensivo a PRF promoverá ações educativas para o trânsito, buscando aumentar a conscientização dos usuários das rodovias e de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Além disso, os motoristas são submetidos ao teste do etilômetro.

MORTOS E FERIDOS NA BAHIA

A PRF registrou na Bahia, na Semana Santa do ano passado, 48 acidentes de trânsito que deixaram 47 feridos e 10 mortos. Foram fiscalizadas 6.038 pessoas em 6.446 veículos, 2.077 motoristas foram submetidos aos testes com etilômetros e 43 foram flagrados dirigindo após consumir bebida alcoólica.

Os policiais também flagraram 4.064 motoristas trafegando acima da velocidade máxima e extraíram 666 autuações por ultrapassagens indevidas. Além disso, foram registradas 151 punições por falta do cinto de segurança, 31 por transporte criança em veículo automotor sem observância das normas de segurança e mais 31 por condução de motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *