Tempo de leitura: 2 minutos
Estudantes do extremo-sul participam dos Jogos Indígenas

Estudantes de Escolas indígenas em Santa Cruz Cabrália e Prado, no extremo-sul da Bahia, participaram nesta semana de diversas atividades esportivas em comemoração ao Abril Indígena, que tem como objetivo valorizar a cultura e tradições das comunidades indígenas.

No município de Santa Cruz Cabrália, o Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha mobilizou estudantes e a comunidade de Ponta Grande para o XIX Jogos Indígenas Pataxós. Já o Colégio Estadual Indígena, em Prado, promoveu os Jogos Indígenas Estudantis de Corumbauzinho 2019. As duas ações marcaram a etapa escolar dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) nas unidades escolares.

No Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, os estudantes participaram de corrida de maracá, arremesso de tacape, arco e flecha, tiro ao alvo com zarabatana, cabo de guerra, além de futebol masculino e feminino. O diretor Railson Sena contou que as atividades são de fundamental importância para o resgate da cultura indígena, assim como para a promoção da autoestima dos jovens indígenas.

“É um momento que podemos resgatar e valorizar a cultura indígena por meio dos esportes. Também temos a oportunidade de integrar nossos 420 estudantes com a comunidade que participa ativamente das competições. É a chance de apresentar aos jovens a importância de se reconhecer como indígena tendo orgulho de suas origens”, destacou Railson.

VALORIZAÇÃO

A estudante indígena Ana Cristina dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio, falou sobre o significado dos jogos na escola. “Este é um momento de valorização de nossas raízes, mostrando que temos uma cultura riquíssima também na área esportiva. O fato de todos estarmos unidos fortalece a nossa representatividade e ajuda muito aos estudantes, que têm a chance de utilizar os trajes tradicionais sem serem julgado por ninguém”, disse.

As competições no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho envolveram 250 participantes entre alunos e a comunidade. Os jogos também atraíram estudantes de outras unidades escolares no município.

Em Juazeiro, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães também realiza a etapa escolar do Jerp. Até o dia 28 de abril, os estudantes participam de competições de voleibol, futsal, handebol, basquetebol e natação. Já no Colégio Estadual Agostinho Muniz, com o tema ‘Goleado Sertaneja’, foram realizadas, durante a semana, competições de futebol, futsal e judô, além de desfile das equipes com cartazes e maquetes alusivos ao tema.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *