Tempo de leitura: 2 minutos
Essa é a situação da Rua E, no bairro Nova Califórnia || Reprodução TV Santa Cruz

Moradores da Califórnia e da Nova Califórnia reclamam que há anos esperam obras de melhorias em diversas vias dos bairros. Eles apontam problemas como inexistência de redes de esgoto e pluvial, falta de pavimentação de ruas e abandono da roçagem de terrenos baldios de áreas próximas às residências.

Em algumas ruas, a situação é tão crítica que os veículos deixaram de trafegar. Este é o caso da Rua Brasília, na Califórnia, que está intransitável em vários pontos. A falta de manutenção deixou a rua completamente esburacada e tomada pelo mato. Hoje, os moradores enfrentam muita dificuldade para levar idosos e pessoas com deficiência ao médico, por exemplo.

Na Rua Nestor Passos, na Nova Califórnia, as queixas são de falta de limpeza de um terreno próximo às residências e inexistência de pavimentação da via, que é um dos corredores de ônibus. Quando chove, os moradores sofrem com a lama; no período de sol, o problema é a poeira.

Moradores se queixam da falta de manutenção da Rua Brasília, na Califórnia || Reprodução

A RUA QUE É UMA TRILHA

Ao lado da Nestor Passos, na Rua E, também no bairro Nova Califórnia, a revolta é porque há anos o município não envia máquinas ao local para patrolamento. Com isso, os moradores precisam seguir por verdadeiras trilhas ao fazer o deslocamento para o trabalho, posto de saúde e outros compromissos. Eles relatam que a situação não é pior porque fazem pequenos reparos por conta própria.

Os moradores afirmam que, por causa da falta de ações do poder público, os veículos do Samu, da empresa de coleta de lixo, táxi e lojas de materiais de construção há muito tempo estão impossibilitados de trafegar pela “rua”, que transformou em trilhas. Em caso de doença, quando a pessoa precisa de ser levada a um hospital, tem que ser carregada pelos demais moradores até a rua mais próxima.

O descaso nos bairros Califórnia e Nova Califórnia foi denunciado em reportagem da TV Santa Cruz, nesta terça-feira (23), por moradores como Cláudia Regina Silva, José Almeida e Jéssica Paixão. O secretário de Administração de Itabuna, Dinailson Oliveira, foi convidado pela reportagem para comentar a situação, mas informou que estava em reunião.

Moradores de bairros como Santa Inês, Monte Cristo, Maria Pinheiro, São Pedro, Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro, Novo Horizonte, Fonseca, Jaçanã e Novo São Caetano enfrentam problemas parecidos. Eles também sonham com o dia em que o poder público executará serviços de melhoria em diversas ruas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *