skip to Main Content
30 de setembro de 2020 | 10:21 pm

IF BAIANO ABRE 30 VAGAS EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NO CAMPUS DE VALENÇA

Tempo de leitura: 2 minutos

IF Baiano de Valença abre 30 vagas em curso de especialização

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abre, na próxima sexta-feira (24), inscrições para a primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação, que será ministrado no campus de Valença. Serão oferecidas 30 vagas e o candidato tem até o dia 4 de junho para se inscrever.

O curso de especialização tem como objetivo instrumentalizar educadores e gestores do ensino básico, profissional e tecnológico, atuantes na região do baixo sul da Bahia, para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação, para as Relações Étnico-raciais e Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira.

O público-alvo são portadores de diplomas de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, que tenham formação, vivência ou atuação na área da educação. A duração da especialização é de 18 meses com uma carga horária de 360 horas.

PARA COMBATER O RACISMO

Para a coordenadora do curso, a professora Nelma Barbosa, a especialização colaborará para a formação de profissionais da educação empenhados na igualdade racial. “O racismo perpassa várias estruturas sociais e a educação é uma delas.Com esse curso, esperamos fortalecer a cultura antirracista nas escolas da região do baixo sul da Bahia, que é um território de maioria negra, mas extremamente desigual”, explica Nelma.

Ela espera ainda que os candidatos e candidatas encontrem nesse curso um instrumento de apoio para as práticas pedagógicas comprometidas com a afirmação da herança negra na produção de conhecimento.

A lista preliminar de homologação das inscrições será divulgada no dia 6 de junho e a lista final, após recursos de homologação das inscrições, será divulgada no dia 14 de junho, na Secretaria de Registros Acadêmicos do IF Baiano, Campus Valença, e nos portais do IF Baiano.

O processo seletivo compreenderá três etapas, são elas: análise da carta de motivação (classificatória e eliminatória), análise de currículo (apenas classificatória) e entrevista (classificatória e eliminatória).

O resultado final será divulgado, a partir do dia 8 de julho, no mural da Secretaria de Registros Acadêmicos do Campus Valença e no site do IF Baiano. O período de matrícula para a primeira chamada de aprovados é de 15 a 26 de julho e as aulas iniciam no dia 2 de agosto. Confira toda a documentação necessária para inscrição no processo seletivo e para a matrícula no edital.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top