Tempo de leitura: < 1 minuto

Operação da PF e CGU combate desvio de dinheiro em Itambé, no sudoeste || Foto Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30), em Itambé, no sudoeste do Estado, a Operação Pedra Afiada, que investiga desvio de recursos públicos do Ministério da Integração Nacional no município. Mais de 20 policiais federais e quatro auditores da Controladoria Geral da União (CGU) cumprem 11 mandados de busca e apreensão, dez mandados de medidas cautelares diversas da prisão e doze mandados de intimação, nos municípios baianos de Itambé e Vitória da Conquista.

Segundo a PF, a operação decorre de uma investigação iniciada em 2017 sobre as atividades de uma empresa da região que, em conluio com o Poder Público munícipe, venceu obras de calçamento da cidade. De acordo com o que foi investigado, esses recursos públicos foram desviados e não houve conclusão das obras contratadas e, em alguns casos, foram executadas parcialmente.

Ao longo das investigações, foi apurado que essa empresa servia apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma na licitação. Entre os anos de 2014 e 2015, a organização criminosa obteve contratos públicos, dos quais R$ 1,2 milhão teria sido desviado ou utilizado de forma indevida. Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *