Tempo de leitura: 3 minutos

Entrega do prêmio nacional à Topos, em São Paulo || Foto José Paulo Lacerda
A empresa baiana Topos Informática, única instituição do Nordeste na modalidade EPP (empresa de pequeno porte) a disputar o maior Prêmio de Inovação do Brasil, fez história. Em evento em São Paulo, a empresa, que tem sede no Parque Tecnológico da Bahia, foi a vencedora nas categorias Gestão da Inovação e Organizacional, após disputar com 1.746 empresas do país.

“Não é somente a Topos que está ganhando esses prêmios. Estamos nos apresentando de mãos dadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, por sermos uma empresa residente no Parque Tecnológico do estado, com ao Sebrae/BA, por ter sido um apoio muito relevante por meio do programa de Agentes Locais de Inovação, bem como ao IEL/Bahia, nossos parceiros institucionais”, disse Ramon Santos, CIO (Chief Innovation Officer) da Topos Informática.

Para Ramon, o sentimento que fica é de “responsabilidade para continuar nesse caminho e fazer ainda mais e melhor pela Bahia, que atualmente é o estado nordestino que tem o maior número de startups na região”.

A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, parabenizou a empresa pela conquista do prêmio. “É com imensa alegria que recebemos a notícia de que a Topos, que está instalada no Parque Tecnológico, foi premiada como um dos cases de inovação do país. Temos a certeza de que esse prêmio reflete a vocação que a Bahia e seus profissionais têm para inovar e propor soluções para o mercado”.

De acordo com Ramon, pensar a Gestão da Inovação como um conjunto de práticas, sistemas, instrumentos normativos e recursos, sejam eles humanos ou tecnológicos, permitiu que a Topos pudesse inovar. Isso garantiu que a organização atingisse novos e melhores patamares mesmo em tempos de crise.

Vale mencionar que um diferencial para o impulsionamento do negócio e da organização na aplicação adequada da Gestão da Inovação e da Gestão Empresarial na Topos Informática foi a criação da aceleradora GetIN, desenvolvida com o intuito de dar suporte a startups e gerar spinoffs de novos negócios, esse modelo de gestão foi reconhecido com o prêmio de inovação em processos.

Atualmente, a aceleradora tem atuado de forma diferenciada, permitindo que o empreendedor se dedique exclusivamente ao seu modelo de negócio, sem se preocupar com a complexidade burocrática das organizações empresariais. A GetIN visa o crescimento das empresas num formato de Centro de Recursos Compartilhados (CRC).

Com cada vez mais investimentos financeiros, contratação de profissionais qualificados e práticas de gestão da inovação, a tendência é seguir com o crescimento acentuado da Topos nos próximos anos. “A gente recebe esse prêmio com aquela importante mensagem de que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Então, vamos tratar essa premiação muito mais como uma grande responsabilidade representativa do que apenas como uma celebração de conquista por si só”, destaca Ramon.

O PRÊMIO NACIONAL DA INOVAÇÃO

Realizado na cidade de São Paulo, durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, o Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Ele tem como objetivo reconhecer os esforços de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil, bem como estimular a inserção de novas iniciativas.

A 8º edição do prêmio recebeu a inscrição de 1.746 empresas, e apenas 24 finalistas. A premiação foi dividida em cinco categorias: gestão da inovação, inovação em produto, inovação em processo, inovação organizacional e inovação em marketing. Além disso, foram separadas ainda três modalidades: micro e pequenas empresas (MPEs), médias empresas e grandes empresas.

A Topos Informática foi habilitada como finalista em três das cinco categorias: Processo, Organizacional e Gestão da Inovação, na modalidade EPP, sendo vencedora de duas dela.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *