Tempo de leitura: 3 minutos

Teatro é inaugurado 14 anos após início das obras || Foto Manu Dias
Uma nova era para a cultura do sul da Bahia começou na noite desta sexta-feira (26), quando foram abertas as cortinas do Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna. Na inauguração do novo espaço, realizada pelo governador Rui Costa, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a cantora Ivete Sangalo deram as boas vindas aos amantes da música e da cultura, que ocupavam os 600 lugares, e aos profissionais que atuam no equipamento. As obras foram iniciadas em 2015 e ficaram paralisadas por 11 anos.

“O teatro está pronto para o uso da comunidade e já inaugurando com toda a força, com apresentações da Osba e de Ivete. Como há, evidentemente, uma limitação de pessoas dentro do teatro, haverá também uma festa aqui ao lado para que todos possam comemorar essa grande inauguração”, afirmou Rui. A entrega do espaço cultural marca ainda os 109 anos de emancipação do município.

Rui, Fernando e deputados inauguram teatro nesta noite || Foto Manu Dias
Neta de Candinha Dória, que dá nome ao teatro, a diretora do equipamento, Cláudia Dória, descreveu a noite como “emocionante. Minha avó foi uma pessoa que batalhou pela arte, foi precursora, coordenadora do centro de cultura até 91 anos de idade. Foi uma mulher que lutou pelo teatro na nossa cidade”. Sobre o espaço, ela explicou que “a sala principal é recoberta com lã de rocha. Temos iluminação completa, um som muito bom. Itabuna não tinha nenhum teatro e hoje temos essa coisa maravilhosa, que é o Teatro Municipal Candinha Dória”.

Para o maestro da Osba, Carlos Prazeres, o momento é histórico na cultura baiana. “Só de chegar a este teatro, vê-lo por fora, a gente já ficou absolutamente extasiado. Eu fico muito honrado de fazer parte desse momento tão importante na Bahia. Eu acredito que essa é a verdadeira revolução, que permite que todos tenham acesso à cultura e à arte. Construir um teatro dessa grandeza em Itabuna, no interior, é algo que define um norte para esse país crescer”.

Na plateia, a coordenadora de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rafaela Caldas, 38 anos, revelou que era a primeira vez que assistia a uma apresentação no Teatro Municipal de Itabuna. “Este novo teatro é um grande ganho tanto para as artes quanto para encontros científicos da nossa área. Para eventos culturais, a gente tinha que ir para Ilhéus ou até para Salvador. Agora, todos vão poder participar da parte cultural do município. Eu achei tudo muito lindo, tudo encantador, desde a entrada até aqui dentro. Tudo como de uma grande capital”.

O equipamento também inspira novas gerações. Ana Clara Caldas e Ana Sofia Brito, ambas com 9 anos, fizeram uma apresentação de dança para os operários que trabalharam na obra. “Este teatro representa Itabuna. Itabuna está crescendo, eu também estou crescendo e, com esse teatro em Itabuna, eu também posso ser uma artista”, disse Ana Sofia.

PROJETO

Com capacidade para receber diversos tipos de espetáculos, o Teatro Municipal Candinha Dória possui um amplo foyer e sistemas modernos de infraestrutura (iluminação, sonorização, acústica, ar-condicionado, etc.), prometendo se transformar em um dos principais cartões postais da cidade. As obras foram concluídas graças a um convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com a prefeitura para repasse dos recursos. O custo total é de R$ 37 milhões. A obra foi estimada em R$ 12,9 milhões.

Uma resposta

  1. Alguns dias Itabuna vai eleger um gestor municipal para administrar a cidade, o que os itabunenses devem pensar antes de escolher o prefeito para que os erros em eleger cegos literalmente exemplo de Azevedo e Vane não se repita, que os cegos de visão me perdoem,certamente se fosse administrar Itabuna faria melhor gestão. O atual prefeito é notório que é analfabeto de pai e mãe,nem se expressar sabe,bem como foi bom gestor em dois mandatos e foi péssimo em dois mandatos e hoje é seu 5º mandato de prefeito de Itabuna que faz uma administração soberba diante de Vane e Azevedo.
    O que precisa ser feito em Itabuna: recuperar o Rio cachoeira,o itabunão,a desportiva e inserir entretenimento neste espaço,construir um Plano Inclinado no Bairro, Maria Pinheiro e inserir entretenimento neste espaço,valorizar os espaços públicos, jardins,avenidas,ruas e área de lazer. Abrir definitivo o Aeroporto de Itabuna e recuperar toda área ao seu entorno transformando em comércio,entretenimento e o Rio Cachoeira como fonte de lazer.
    Portanto, Itabuna requer um homem de visão que pensa a cidade 24hs,que não pense em roubar,vaidade,que saiba fazer muito e gastar pouco,enfim,uma cidade que traga orgulho aos seus habitantes.
    Entretanto,um prefeito é sua obrigação trabalhar pelo desenvolvimento da cidade
    e sua melhoria,por mais que o mesmo faz é seu dever, lembre-se,não é nenhum favor bem como não é digno se quer de um parabéns! Isso vale para Presidente do
    Brasil e Governador. Será que vamos pensar assim algum dia?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *