Tempo de leitura: 2 minutos
Elen, ladeada por Marcelino Galo, Amaury Teixeira e Jorge Solla

Aos 29 anos, a economista e dirigente nacional do PT Elen Coutinho assumiu oficialmente a candidatura a presidente estadual do PT da Bahia. Sua chapa foi inscrita para a disputa  com o apoio da corrente interna Avante, liderada na Bahia pelos deputados federal e estadual Jorge Solla e Marcelino Galo, e já conta com o apoio de dezenas de prefeitos e vereadores pelo estado.

Se eleita, Elen será a mais jovem presidente do PT no estado da Bahia desde sua fundação. Seu compromisso é o de renovar o partido para as próximas eleições e ampliar o diálogo com os municípios do interior. “PT forte é um PT do povo. Um PT democrático, aberto para as novas redes e movimentos, um PT pronto para as Marielles do Brasil, conectado com as lutas das periferias, do campo e dos centros urbanos. É o momento de uma transição geracional, racial e de gênero na direção desse partido. De uma renovação política, de reconectar o PT com a base”, defende.

“Essa é a autocrítica que temos que apresentar ao partido. Tem gente com medo de renovar porque se sente ameaçado. O PT da Bahia tem que estar em consonância com o que está acontecendo com a esquerda em todo o país e no mundo. Marieles estão surgindo. Elen tem mais capacidade de dialogar com a periferia de hoje que qualquer um de nós”, destacou Solla.

“Elen é a mais genuína candidatura do PT na atualidade, oriunda das cotas universitárias, negra, da periferia de Salvador, fruto das políticas do Governo Lula”, completa Galo. Elen Coutinho conta também com apoio do vereador de Suíca, do ex-prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes, ex-deputado federal Amauri Teixeira, da ex-vice-prefeita de Salvador Bete Wagner, dos prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, e de Santa Bárbara, Jailson Costa.

PERFIL

Em sua carreira acadêmica, Elen já publicou trabalhos de pesquisa sobre trabalho escravo, assessorou a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia e tem experiência na direção do partido, tanto no estado quando em nível nacional: foi Secretária Estadual da Juventude do PT, foi Secretária de Formação Política e atualmente é da Executiva estadual do Partido e da Direção Nacional do PT.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *