Tempo de leitura: 3 minutos
Municípios de dois estados do Sudoeste do País enfrentam surto de sarampo

O Ministério da Saúde alerta aos pais e/ou responsáveis que vão viajar com crianças de seis meses a menores de um ano de idade para municípios em situação de surto ativo do sarampo no país. A recomendação é que essas crianças sejam vacinadas contra a doença, no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista para a viagem.

Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.Atualmente, 39 cidades em três estados brasileiros se mantém com surto ativo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença. São eles: São Paulo, Pará e Rio de Janeiro.

A chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade; e aos 15 meses para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

VACINAÇÃO DE ROTINA

O Ministério da Saúde destaca que a rotina de vacinação das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não. Alerta ainda que toda pessoa, de um ano a 49 anos de idade, deve ter duas doses da vacina contra o sarampo para ficar protegido contra a doença.

Para interromper a cadeia de circulação do vírus do sarampo, o Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios estão realizando diversas ações, entre elas, o bloqueio vacinal seletivo e ações de rotina de vacinação; e campanhas de vacinação para a população de 15 a 29 anos de idade, esta última, em alguns municípios.

A recomendação em vacinar as crianças de seis meses a menores de um ano de idade, que irão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo, deve ser mantida até 90 dias após o último caso confirmado de sarampo. O ministério informará aos estados oportunamente o momento em que a vacinação de crianças menores de um ano de idade deverá ser descontinuada.

Cabe aos estados divulgar amplamente a orientação para os serviços de saúde a fim de oferecer proteção oportuna para a população, especialmente as crianças menores de um ano de idade. Além de garantir a vacinação de rotina às crianças já residentes nas localidades de surto ativo de sarampo.

NÚMERO DE CASOS

O Ministério da Saúde registrou, entre os dias 5 de maio a 3 de agosto de 2019, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil, em três estados: São Paulo (901), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,4 por 100.000 habitantes.

O país vinha de um histórico de não registrar casos autóctones desde o ano 2000. Entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos da doença a partir de casos importados, nos estados do Ceará e Pernambuco, com 1.310 casos.

Os surtos foram controlados com as medidas de bloqueio vacinal e, em 2016, o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação do Sarampo, emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O Brasil perdeu o certificado em fevereiro deste ano. Manter altas e homogêneas coberturas vacinais na população é a única forma de evitar a transmissão da doença.

 

Estado – Municípios
São Paulo
São Paulo
Santos
Fernandópolis
Santo André
Guarulhos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
Mauá
Ribeirão Pires
Mairiporã
Pindamonhangaba
Sorocaba
Diadema
Indaiatuba
Osasco
Barueri
Caçapava
Caieiras
Embu
Estrela D’Oeste
Francisco Morato
Hortolândia
Itapetininga
Itaquaquecetuba
Jales
Mogi das Cruzes
Peruíbe
Praia Grande
Ribeirão Preto
São José dos Campos
Taboão da Serra
Taubaté
Rio de Janeiro
Paraty
Rio de Janeiro
Nilópolis
Pará
Monte Alegre
Santarém
Porto do Moz
Prainha

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *