Tempo de leitura: 2 minutos
Seminário reuniu representantes de instituições da região em Canavieiras || Foto Divulgação

Viviane Cabral

As boas práticas nos municípios do sul da Bahia e o envolvimento de atores no desenvolvimento das políticas públicas para o fomento aos micro e pequenos empreendedores é o foco do Encontro Empreender Regional, que começou nesta segunda-feira (12) e se encerra nesta terça-feira em Canavieiras. O evento, que conta com a participação de secretários e técnicos municipais da região sul, é uma realização da Prefeitura de Canavieiras e do Sebrae.

O seminário destacou o apoio a mobilização e o fortalecimento da rede de atores de desenvolvimento, entre eles, os gestores públicos municipais, que, de acordo com o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, têm o papel fundamental no cumprimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

O prefeito de Canavieiras, Clóvis Almeida, ressaltou a importância do evento, em nível regional, sediado pela primeira vez na cidade, em parceria com o Sebrae e o apoio da Amurc. Ele ainda destacou que todos os gestores devem priorizar as compras públicas dentro dos seus municípios. “Existe um estudo que [indica que a] cada real pago no município, esse dinheiro circula vinte vezes antes de sair da localidade”.

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo parabenizou a iniciativa de Canavieiras de abraçar a causa do empreendedorismo regional com o objetivo de fazer a transformação a partir dos micro e pequenos negócios. “O Seminário Empreender nasceu da possibilidade de reunir todos os agentes de desenvolvimento em uma rede de desenvolvimento regional, com o objetivo de viabilizar políticas públicas para os pequenos negócios”.

Segundo dados do Sebrae, o Território Litoral Sul é composto por aproximadamente 25 mil empresas, entre MEI, ME e EPP. Em Canavieiras, segundo o Agente de Desenvolvimento Thalles Santana, estão registrados, até 2017, 358 pequenos empreendedores.

PALESTRAS

Durante a programação, a gerente de políticas públicas do Sebrae Bahia, Cecília Miranda, falou sobre o Programa Cidade Empreendedora com o foco em educação empreendedora, desburocratização, compras públicas, gestão municipal e energia.

O auditor estadual de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), Adelmo Gomes Guimarães abordou o tema Conhecendo o TCM-BA: estrutura e fiscalização dos recursos municipais. Já o secretário da Fazenda do município de Cantagalo, no Rio de Janeiro, Jorge Braz, falou do trabalho em conjunto com as entidades com o objetivo de pensar os pequenos negócios de forma planejada

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *