Tempo de leitura: 2 minutos
Programa de Saúde chega ao município do extremo-sul

Começa nesta sexta-feira (16), em Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul, o atendimento da Estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Serão atendidas mulheres na faixa de 50 a 69 anos para a realização de exames de mamografia.

O atendimento acontece em unidade móvel, equipada com mamógrafo de última geração, que ficará estacionada no Hospital Professor José Maria de Magalhães Netto, na Rua do Fórum.

A unidade móvel permanece no município até o dia 27 de agosto e o atendimento vai das 7 às 18 horas. Para serem atendidas, as interessadas devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município.

META

De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde da Bahia Sesab), no município a meta é atender a 1.458 mulheres, que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, preconizada pelo Ministério da Saúde como a mais vulnerável para o aparecimento do câncer de mama.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento (cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico) será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *