Tempo de leitura: 2 minutos
UFSB faz parceria com Ifba para mestrado no curso de Ciências Ambientais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abrem, na próxima semana, inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de vagas no mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais.

As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas da próxima segunda-feira (19) até o dia 4 de outubro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Caso o candidato seja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou seja membro de família de baixa renda, é possível solicitar a isenção do pagamento até o dia 17 de setembro.

Podem se inscrever os portadores de diploma de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou emitido por instituições em outros países, desde que apresente, no ato da matrícula, ficará de documento de revalidação por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

DIPLOMA

Na ausência do Diploma de graduação será aceita declaração institucional atestando que o candidato concluiu o curso. Para candidatos em vias de conclusão da graduação, será aceita declaração institucional atestando que o mesmo concluirá até a data prevista para a matrícula no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA).

No total são ofertadas 20 vagas, sendo 16 destinadas à ampla concorrência, e quatro para reserva de cotas, distribuídas da seguinte forma: a) Pessoas com Deficiência (PcD) (1 vaga); b) candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas, pretos ou pardos e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, seguindo as políticas de ações afirmativas do IFBA e da UFSB (3 vagas).

O resultado final será divulgado até o dia 20 de dezembro. As atividades acadêmicas serão realizadas nas dependências das duas instituições: os campi Porto Seguro, do IFBA, e Sosígenes Costa, da UFSB, ambos localizados na cidade de Porto Seguro.

Destinado a portadores de diploma de graduação, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) visa capacitar recursos humanos com o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas, tecnologias, formas de gestão e manejo ambiental voltados à conservação, à sustentabilidade socioambiental e ao desenvolvimento técnico-científico regional.

O Programa apresenta três linhas de pesquisa: a) Estudos dos Sistemas Naturais; b) Gestão, Política e Manejo Ambiental; e c) Tecnologia Ambiental.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *