Tempo de leitura: 2 minutos
Jogos Indígenas começa nesta sexta, em Pau Brasil, no sul da Bahia || Foto Laure Vieira

Mais de 700 indígenas das etnias Pataxó Hãhãhãe, de Pau Brasil; Pataxó, de Coroa Vermelha; e Tupinambá, da Serra do Padeiro, em Buerarema, irão participar da primeira edição dos Jogos Indígenas Estudantis do Povo Pataxó Hãhãhãe. A competição começa nesta sexta (30) e vai até domingo (1º), no Colégio Estadual Indígena Caramuru Paraguaçu, na aldeia indígena Catarina Paraguaçu, em Pau Brasil.

A iniciativa foi idealizada pela comunidade escolar para marcar as comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) e o Dia do Estudante (11 de agosto). O objetivo é proporcionar a visibilidade e o fortalecimento da diversidade étnica e cultural dos povos indígenas, além de contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes através do esporte.

Os jogos envolverão os 702 estudantes indígenas do Colégio Estadual Indígena Caramuru Paraguaçu e 21 estudantes indígenas do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha. Também acompanharão as atividades estudantes do Colégio Estadual Indígena da Serra do Padeiro e da rede municipal de ensino da cidade de Pau Brasil.

Durante os três dias de competição, serão disputadas as seguintes modalidades: cabo de guerra, corrida de maracá, corrida com tora, luta corporal, luta com maracá, arco e flecha, zarabatana, corrida rústica, arremesso de tacape e futebol. Os jogos serão realizados das 9h às 16h e à noite serão realizadas atividades culturais com os participantes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *