Tempo de leitura: 2 minutos
Na foto com Wagner, Miralva Moitinho ainda acredita em acordo na disputa em Itabuna

Vencedora do primeiro turno da eleição à presidência do diretório do PT de Itabuna, a professora Miralva Moitinho disse ter esperança de unidade no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT no município. “Trabalharemos até o último momento [sábado (21), véspera do pleito] para que esta unidade aconteça, respeitando as diferenças e reconhecendo o que nos une, a exemplo de bandeiras como o Lula Livre é a defesa dos direitos sociais”, disse ela ao PIMENTA. A candidata venceu o primeiro turno com 514 votos ante 437 de Jackson e 106 de Valdir Mesquita.

Miralva e o deputado estadual Rosemberg Pinto defenderam acordo com a chapa do segundo colocado, Jackson Moreira, o que evitaria um novo bate-chapa. O acordo passaria por alternância de poder no período do mandato, no qual Miralva presidiria o partido na primeira metade do mandato e Jackson ficaria à frente do diretório na metade final.

– Entendemos que todos estão trabalhando em busca de apoio dos filiados, mas nós acreditamos nessa unidade pelo fortalecimento do PT de Itabuna e das nossas bandeiras, e, também, tendo em vista as eleições de 2020 – afirmou Miralva, que representa, na disputa, diferentes correntes do partido e deputados como Rosemberg Pinto, Osni, Joseildo Ramos, Maria Del Carmem e Afonso Florence e o senador e ex-governador Jaques Wagner.

Miralva enfatizou que a proposta de unidade surgiu do terceiro colocado na disputa, Valdir Mesquita, e aceita por ela antes que se soubesse o resultado do pleito no primeiro turno, no último dia 8 de setembro. A candidata disse que o grupo de Jackson, liderado pelo ex-prefeito e ex-deputado Geraldo Simões, rejeitou a proposta de unidade, mesmo havendo predisposição do cabeça da chapa em aceitar. Assim, o grupo de Jackson optou por manter a disputa eleitoral.

Mas, na visão de Miralva, ainda há esperança de que a outra chapa volte atrás, porque, segundo ela, seria um importante passo para o fortalecimento do partido em nível local. Ainda, para a candidata, também seria a demonstração do amadurecimento das lideranças na cidade, além de passar uma mensagem para os partidos da base do governo Rui Costa sobre a necessidade de abrir mão de vaidades em prol da unidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *