Tempo de leitura: 2 minutos
Rosemberg defende eleição de Miralva e critica Geraldo

O grupo do ex-prefeito Geraldo Simões nunca quis acordo de alternância na presidência do diretório do PT de Itabuna, na avaliação do deputado estadual Rosemberg Pinto. O grupo de Geraldo trabalha pela eleição de Jackson Moreira, enquanto Rosemberg Pinto defende a eleição de Miralva Moitinho, “para oxigenar e unificar o partido”.

Miralva Moitinho venceu o primeiro turno e Jackson ficou em segundo lugar. Miralva ouviu Rosemberg e acatou a proposta do terceiro colocado, Valdir Mesquita, apresentada no dia da eleição no primeiro turno, de defesa da unidade, com alternância de poder entre os que passassem ao segundo turno. Jackson resiste à ideia de unidade sem que ele assuma a presidência do partido nos dois primeiros anos.

Para Rosemberg, Miralva Moitinho, por ter sido a vencedora do primeiro turno, dentro das condições normais, assumiria o comando do PT logo agora. Na avaliação do líder do Governo Rui Costa, a resistência do grupo de Geraldo reforça o que ficou claro desde o início das negociações, de que o ex-prefeito nunca quis acordo. “Quis passar uma ideia de cumplicidade, humildade, mas a verdade é que nunca quis acordo”, afirma o deputado estadual e líder do Governo na Alba, numa reação à entrevista de Jackson Moreira (reveja a entrevista aqui).

PROJETO FAMILIAR

Rosemberg acredita que esse posicionamento de Geraldo e de seu grupo tem levado a sucessivas derrotas do projeto de esquerda no município. “Já há alguns anos, o ex-prefeito tem optado por defender projetos pessoais, familiar, que provocaram derrotas e afetaram o campo de esquerda em Itabuna”, aponta o deputado estadual, lembrando da importância da unidade dentro do PT – em bases que considera justas – para a disputa municipal de 2020.

O segundo turno da eleição à presidência do PT de Itabuna será neste domingo (22). A votação ocorrerá até as 17h, na Câmara de Vereadores. No primeiro turno, Miralva Moitinho obteve 514 votos. Jackson Moreira ficou em segundo lugar, com 437. Valdir Mesquita obteve 106 votos.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *