Tempo de leitura: 2 minutos
Produção bovina brasileira registra queda|| Foto Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Novos dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no ano passado, o rebanho bovino brasileiro registrou queda 0,7%, o equivalente a 1,5 milhão de cabeças a menos na comparação com 2017. É a segunda queda consecutiva após atingir patamar recorde em 2016. Mesmo assim, o país segue com o maior rebanho comercial bovino, com cerca de 213,5 milhões.

Mato Grosso respondeu por 14,1% do total nacional, mas o município com maior rebanho foi São Félix do Xingu, no Pará. O crescimento de bovinos em São Félix do Xingu, nos últimos 10 anos, foi de 18% e em 2018. O rebanho do líder na pecuária totalizava 2,3 milhões de animais.

O segundo e terceiro maiores rebanhos pertenciam aos municípios de Corumbá e Ribas do Rio Pardo, ambos no Mato Grosso do Sul. Em termos de crescimento do efetivo entre 2008 e 2018, destacaram-se dois municípios localizados paraenses, Novo Repartimento (142,3%) e Marabá (102,7%).

O crescimento do abate e o recorde na exportação de carne bovina, em 2018, contribuíram para a redução no efetivo bovino, que ocorreu nas regiões Sul (-3,3%), Sudeste (-1,2%) e Centro-Oeste (-0,4%). O rebanho cresceu 0,2% no Norte e Nordeste.

AUMENTO DO ABATE

Segundo a gerente da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Angela Lordão, a queda no rebanho pode ter sido influenciada pelo aumento do abate de matrizes nos últimos anos.

Ela explica  que“ a questão é que a pecuária de corte tem ciclos de alta e baixa. Então, em alguns anos, principalmente devido ao preço do bezerro e ao preço da arroba, ocorre um descarte maior de fêmeas. Isso aconteceu em 2006 e 2007, depois voltou a acontecer a partir de 2012. Estamos vendo agora um novo ciclo de baixa que começou em 2017”, disse.

A pesquisa mostra ainda que a produção de leite voltou a crescer. Subiu 1,6% após retração (-1,1% em 2017, chegando a 33,8 bilhões de litros com valor de produção de R$ 39,3 bilhões. A produtividade nacional de leite ultrapassou a barreira dos 2 mil litros por vaca ao ano. A região Sul seguiu na liderança da produtividade nacional, com 3.437 litros por vaca ao ano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *