Tempo de leitura: 2 minutos
A Bahia precisa qualificar mais trabalhadores

A Bahia terá de qualificar 389.750 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento até 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para subsidiar a oferta de cursos da instituição.

Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo Senai, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia. A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados.

Em parcela menor (26%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.

Além de subsidiar a oferta de cursos do Senai, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado.“O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

De acordo com Patrícia Evangelista, diretora-regional interina e gerente de Educação Profissional do Senai Bahia, “a pesquisa confirma um cenário de formação profissional no Estado que já demandava a preparação de técnicos em áreas transversais e em setores que já convergiam para a oferta de cursos do Senai Bahia, até por que a nossa oferta de cursos está sempre alinhada às demandas da indústria, das empresas parceiras e às necessidades de cada região”, afirma.

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS 

As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica na Bahia são transversais; metalmecânica; energia e telecomunicações; eletroeletrônica; e construção. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Segundo o Mapa, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados estão padeiros, confeiteiros e mecânicos de manutenção de máquinas industriais. Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma.

Patrícia Evangelista chama a atenção que este é o momento certo de começar a se preparar para aproveitar este cenário que a pesquisa traz. “A pesquisa reforça as demandas por formação profissional de milhares de trabalhadores em áreas estratégicas da nossa economia local e aqueles que desejam estar prontos para este cenário, precisam enxergar estas oportunidades e buscar sua capacitação agora para que estejam prontos para quando as novas vagas surgirem, garantindo a sua competitividade no mercado de trabalho reaquecido”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *