Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus terá um final de semana radical com a Etapa Backfish válida pelo Circuito Ilheense de Surf 2019, nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo), na Praia do Sul. Organizado pela Associação de Surf de Ilhéus (ASURFI), o evento contará com o curso “Surf Salva – Emergências Aquáticas”, pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

O campeonato reúne atletas de várias gerações do surf da cidade, região e Salvador. O local recebe grandes ondulações, com tubos entre os melhores do sul da Bahia, mas também relembra a grande importância do evento no fortalecimento do surf na região. O circuito é resultado da parceria com a Prefeitura, Corpo de Salva-vidas, Bombeiros Militares e Civis, Polícia Militar, Samu192, Projeto Educar para não afogar, entre outros.

As categorias que vão disputar a Etapa Backfish integram o Sub 12/14/16/ e 18; Feminino; Open; Master e a grande novidade ficará por conta da categoria Grand Master (acima de 40 anos). Gratuito, a programação esportiva terá aulas teóricas e práticas ministradas por Domingos Madureira, membro do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura, criador do Educar para não afogar e diretor da Sobrasa.

Segundo ele, o curso apresenta novas técnicas de salvamento aquático com utilização de pranchas de surf, além de envolver itens como prevenção, oceanografia e reanimação cardiopulmonar. Na visão do instrutor, a capacitação visa instruir os interessados com o objetivo de garantir o bem-estar, a tranquilidade e a segurança dos ilheenses e turistas nas praias do município.

“Ilhéus possui belas praias com potencial turístico, recebendo, no verão, milhares de visitantes. Por isso, a importância de ter um público preparado”, ressalta Domingos Madureira. A Prefeitura conta com 29 postos fixos com duplas de salva-vidas para o trabalho de fiscalização e orientação aos banhistas, distribuída entre a praia de Mamoan, no litoral norte, até Águas de Olivença, no litoral sul.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *