Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta (18), o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vai homenagear 90 médicos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, destinado àqueles que neste ano completam 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. Nesta sexta, 18 de outubro, é o Dia do Médico. A homenagem será prestada durante a sessão plenária solene pública no Salão de Eventos do Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, 1.845, Piatã, Salvador, às 19h.

Durante a cerimônia, o Cremeb entregará o Diploma Honorífico ao conselheiro Jecé Freitas Brandão. A honraria, que, de acordo com o Regimento Interno da instituição, deve ser proposta por 50 médicos regularmente inscritos, é um reconhecimento pela sua história de vida.

Jecé dedicou boa parte do seu exercício profissional como membro do Conselho, onde atua desde 1993. Durante esses 26 anos de cuidado, ele já ocupou cargos relevantes dentro da instituição, a exemplo de tesoureiro (1993-1998) e presidente (2001-2006).

Além disso, Dr. Jecé representou a Bahia no Conselho Federal de Medicina (CFM) por dois mandatos consecutivos (2009-2014 e 2014-2019), onde foi eleito para ocupar a 2ª vice-presidência, deixando o cargo no dia 1º de outubro deste ano. Conhecido pelo seu caráter conciliador, o homenageado conseguiu, na presidência do Cremeb, aglutinar as entidades médicas baianas, sendo precursor no movimento para a criação do Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemba), constituído pelo Cremeb, Associação Bahiana de Medicina (ABM) e Sindicatos dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).

O médico baiano Mustafa Rosemberg de Souza, de 93 anos, também foi escolhido pelo Cremeb para ser homenageado. O profissional receberá uma Citação Elogiosa pelo seu exemplo de vida com atuação proeminente em favor dos médicos, da Medicina e da sociedade ao longo de mais de seis décadas. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba), em 1954, o profissional atua em Valença – sua cidade natal -, onde já realizou mais de 10 mil cirurgias, conquistando o carinho da comunidade médica e de toda a sociedade local. No currículo, ele já acumulou várias experiências, incluindo provedor da Santa Casa e diretor do Hospital Dr. Heitor Guedes de Mello.

COSEMBA

O evento nesta sexta-feira (18) marcará também a transmissão do cargo de coordenador do Cosemba. Conforme Regimento Interno, que prevê um rodízio anual entre as três entidades, a presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, passará a coordenação do Cosemba para a presidente do Sindimed, Ana Rita de Luna, que ficará à frente da entidade durante os próximos 12 meses.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *