Tempo de leitura: 2 minutos
Tonho de Anízio assina convênio com a Embasa

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, assinou na manhã desta quinta-feira (17), na Amurc, em Itabuna, um convênio com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Embasa, para obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água tratada no município. O convênio integra as ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que está sendo elaborado pela Prefeitura de Itacaré e discutido com a comunidade.

O PMSB de Itacaré já está na fase de conclusão que assim que for elaborado será assinado o contrato com a formalização de todas essas etapas do esgotamento sanitário e abastecimento de água. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, o PMSB é importante porque abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.

O Plano Municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.

Paralelamente a esse convênio assinado nesta quinta-feira, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Prefeitura de Itacaré, está executando os serviços para a retirada dos despejos na praia da Coroinha com um sistema de captação em tempo seco. O objetivo é evitar que o esgoto continue sendo jogado a céu aberto num dos pontos turísticos mais visitados de Itacaré. A expectativa é que os serviços já sejam concluídos nos próximos dias.

A obra de retirada dos despejos faz parte de um conjunto de investimentos feitos pela Embasa em Itacaré de cerca de R$ 2,7 milhões para a melhoria também do abastecimento de água. As obras incluem duas adutoras -uma de água bruta e outra de água tratada, além da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ribeira, localizada na zona urbana do município. A previsão é que o trabalho de instalação das adutoras seja concluído no próximo mês de novembro.

A ETA já está funcionando com as melhorias desde julho passado. As adutoras estão sendo implantadas ao longo da margem direita da BA-001 e BA-604, no sentido Itacaré. O gerente da Unidade Regional de Itabuna (USI), Felipe Madureira, explica que o objetivo da obra é a aumentar a capacidade de produção do SAA de Itacaré e melhorar o abastecimento de água no verão, quando a população do município triplica, segundo cálculos de especialistas em turismo. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que esse ano o município deve receber um grande número de turistas, daí a importância de preparar a cidade para atender bem aos visitantes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *