Tempo de leitura: 2 minutos
Estudantes do sul da Bahia participam do Aulão do Enem

O dia foi de muito estudo para os alunos do programa Universidade para Todos (UPT) no sul da Bahia. Neste sábado (19) foi promovido, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna, o aulão de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Cerca de 600 estudantes de Itabuna, Ilhéus, Gandu, Camacan, Uruçuca, Itacaré, Itapé, Ibicaraí e Canavieiras participaram do aulão deste sábado. A atividade de hoje focou nas disciplinas de Química e Física, e foi iniciada com apresentação de Mário Moreira, que é monitor do UPT em Gandu. Ele falou sobre a inclusão do negro na sociedade.

Também participaram das atividades o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, do pró-reitor de extensão da Uesc, Alessandro Santana, do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e da coordenadora geral do UPT, Patrícia Machado.


O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do programa como potencializador da inserção dos estudantes nas universidades. “Nestas ações os estudantes têm a oportunidade de fortalecer o aprendizado que já vem sendo desenvolvido nas escolas e também presenciar o ambiente e ocupar, desde agora, o espaço na universidade. Queremos que estes estudantes possam ter a oportunidade de conquistar as vagas dos cursos que desejam”, afirmou.

O pró-reitor da Uesc, Alessandro Santana, destacou o papel do UPT na preparação dos estudantes para o Exame. “Estamos em todas as cidades da região, trazendo os estudantes para a sala de aula em um curso preparatório para o ENEM. Damos uma expectativa de que o futuro pode ser promissor para eles”, contou.

OS SONHOS DOS ESTUDANTES

Para Evanildo Souza Júnior, de Uruçuca, que pretende cursar Engenharia Elétrica, o UPT é uma ferramenta essencial para o acesso ao Ensino Superior. “Eu acho importante porque, na minha cidade, sempre tivemos essa dificuldade para entrar para a universidade. E esta ajuda é muito bem-vinda, principalmente para mim, que não tenho condições de pagar um cursinho particular. Além disto, temos o reforço com estes aulões que nos dão mais segurança para a realização das provas”, disse.

Para a Rosana Cruz, de Gandu, que pretende cursar Licenciatura em Matemática, o UPT fortalece o aprendizado que vem tendo na escola. “Com a correria do último ano do Ensino Médio, o programa serve como uma revisão importante do que estamos aprendendo. Assuntos e detalhes que, às vezes, deixamos passar, acabam sendo tratados nos aulões que têm uma dinâmica de aprendizado bem legal”, relatou.

O programa é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com as quatro universidades estaduais (UESC, UNEB, UEFS e UESB), com o objetivo de fortalecer a política de acesso à Educação Superior.

Em 2019, foram disponibilizadas 11.505 vagas do programa. São 202 locais de funcionamento, distribuídos em 143 municípios do Estado da Bahia. O curso pré-vestibular é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Os aulões são mais uma ação pedagógico para potencializar este processo de ensino e aprendizagem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *