skip to Main Content
11 de abril de 2021 | 03:37 am

ILHÉUS: FEIRA CIDADÃ OFERECE 20 MIL EXAMES E PROCEDIMENTOS MÉDICOS GRATUITOS

Tempo de leitura: 2 minutos

O atendimento começou nesta quinta-feira (24)|| Foto Alberto Coutinho

A Feira Cidadã chegou, nesta quinta-feira (24), a Ilhéus. Promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab),em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a iniciativa está ofertando cerca de 20 mil atendimentos para os mais diversos tipos de exames e procedimentos na área de saúde. A estrutura da Feira foi montada no Centro de Convenções da cidade e segue até domingo (29).

O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, explica que para conseguir a ficha de atendimento a população deve levar o cartão do SUS, comprovante de residência e RG. “São cerca de 20 mil fichas que serão distribuídas entre hoje e amanhã. Iremos agendar os atendimentos que seguem até domingo. A intenção é realmente facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e cidadania, e com isso desafogar a demanda, que é muito grande dos municípios que recebem essa ação”.

Feira Cidadã oferece quase 20 mil atendimentos|| Foto Alberto Coutinho

Em Ilhéus, os procedimentos mais procurados são odontologia, ultrassonografia, mamografia e oftalmologia. A dona de casa Maria Vitória conseguiu realizar o exame oftalmológico e foi encaminhada para cirurgia de catarata no Hospital Regional da Costa do Cacau. “Eu estou com minha visão muito curta e vinha sentindo um incômodo. Hoje consegui fazer esse exame de graça e para a gente que não consegue pagar em clínica particular é muito importante”, pontuou.

CIRURGIAS

Os pacientes que tiveram o diagnóstico de catarata confirmado serão encaminhados para a cirurgia no Hospital Regional da Costa do Cacau. Os procedimentos começarão no sábado (26) e seguirão até terça-feira (29). Ainda durante a Feira, as pessoas que precisarem realizar cirurgias eletivas, a exemplo de hérnias e vesícula, serão encaminhadas para o mesmo hospital, a partir do dia 27 de novembro.

Esta é 29ª edição da Feira Cidadã. Até o momento, a iniciativa já atendeu 300 mil baianos. Ainda segundo Edvaldo Gomes, a expectativa é de que 450 mil pessoas sejam atendidas até o final do ano em mais sete edições do projeto. As próximas cidades a sediarem a Feira Cidadã são Juazeiro, Cocos, Santa Maria da Vitória, Jequié, Lapão e Ourolândia.

Na Feira são oferecidos exames odontológicos, de imagem, como raio-x, ultrassonografia, oftalmológicos, eletrocardiograma, entre outros. Uma unidade móvel do SAC também oferece serviços de emissão de identidade, CPF e antecedentes criminais. Serão emitidas 250 identidades por dia, até domingo, de forma gratuita. Para o atendimento, é necessário levar duas fotos 3×4.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, esteve na feira e agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Essa é uma ação que atende uma demanda reprimida da população de ilhéus e cidades circunvizinhas. A gente fica grato e com o sentimento de dever cumprido que só é possível por esse trabalho que é feito com muita seriedade e cuidado pelo Governo do Estado”.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top