Tempo de leitura: 2 minutos

Médico Rafael Andrade lança ediççao 2019 do Novembro Azul || Foto Divulgação
A ONG Unidos pelo Diabetes realizou ontem (30), no auditório do Hospital Beira Rio, o lançamento oficial da Campanha Novembro Azul. O evento reuniu profissionais de saúde, empresários, lideranças comunitárias e outros segmentos parceiros do projeto.

A primeira atividade da campanha de prevenção ao diabetes ocorre neste domingo (3), com a Pedalada Azul, que terá saída às 8h, da Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital Beira Rio, percorrendo as principais avenidas da cidade, num total de 10 quilômetros.

Durante todo o mês está sendo realizada a campanha Cidade Azul, que pretende iluminar prédios e espaços públicos, indústrias, estabelecimentos comerciais e residências com a cor azul, símbolo da prevenção do diabetes. A campanha, apoiada pela Federação Internacional do Diabetes, acontece desde 2007, com iluminação de monumentos ícones no mundo e Itabuna, que há vários anos participa da iniciativa, tem sido uma das cidades mais iluminadas do Brasil. Também estão programadas palestras, debates e ações de prevenção em escolas, unidades de saúde, etc.

A Campanha Novembro Azul terá como ponto alto o Mutirão do Diabetes de Itabuna, que acontece no próximo dia 23 de novembro e faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes, sendo considerado o maior evento de prevenção de tratamento da doença.

De acordo com o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, Rafael Andrade, o evento está consolidado como referência no tratamento e prevenção ao diabetes. O modelo de mutirão, disse, já foi implantado em 25 cidades do Brasil. “A cidade toda se envolve nessa ação de largo alcance social. Faremos o maior mês azul de todos os tempos em Itabuna”.

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, disse que a cidade mais uma vez dá exemplo para o Brasil, num evento que beneficia milhares de pessoas. “É preciso que as pessoas se unam em torno de causas como o mutirão”. O secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, disse que é preciso abraçar iniciativas como essa, “num evento que chega aos 15 anos e que conta com todo o apoio do município”. A prefeitura garante a estrutura e a equipe de profissionais de saúde no mutirão e o atendimento nas unidades básicas durante todo o ano.

Para o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Santana, “o mutirão é um dos mais importantes eventos da região na região e a Uesc é parceira, com seus professores e alunos. “Essa iniciativa é um exemplo de mobilização e voluntariado”. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leahy, ressalta que A CDL, Associação Comercial e o Sindicom se orgulham de serem parceiros do mutirão, “reforçando a responsabilidade social do setor comercial e industrial”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *