Tempo de leitura: 2 minutos
Vítima de clonagem de veículo precisa abrir processo no Detran

Acumular dívidas de multas e aumentar a pontuação na carteira de habilitação são alguns dos transtornos enfrentados diariamente por quem teve o veículo clonado. O clone é geralmente proveniente de furto ou roubo. Ele tem as mesmas características do veículo original, como marca, modelo e cor, e usa cópias das placas para escapar da fiscalização.

O indício de clonagem surge quando o proprietário não reconhece infrações registradas em nome dele, que aconteceram em locais por onde o seu veículo não teria transitado. Para resolver o problema, a pessoa deve prestar queixa na delegacia e depois se dirigir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).

O Departamento Estadual de Trânsito é o local onde a vítima deve apresentar a defesa e dar entrada no processo de clonagem veicular, solicitando a troca das placas, anulação das multas e baixa na pontuação da habilitação. Em 2018, foram abertos 474 processos, com 276 decisões favoráveis aos reclamantes.

Na apuração de suspeita de clonagem, o órgão de trânsito faz a perícia no veículo original, confere a documentação do proprietário e do carro e analisa todas as provas, como fotos e vídeos, para a emissão de um parecer.

“A apuração é um trabalho minucioso, que requer tempo e cuidado, para termos uma decisão com segurança jurídica. Depois de dar entrada ao processo, o cidadão pode pedir o efeito suspensivo das multas, se for fazer o licenciamento ou transferência do veículo, enquanto o processo estiver em andamento”, explica o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Uma resposta

  1. EU SOU MAIS UMA VITIMA. ESTIVE NO DETRANE LÁ OUVI QUE ESTE PROCESSO PODE DURAR ATÉ 2 ANOS E ENQUANTO ISSO NÃO POSSO TROCAR DE CARRO.
    LEVEI AS FOTOS DO CLONE E O LOCAL QUE O MESMO FOI VISTO MAS DE NADA ADIANTOU. UM SERVIDOR DO ORGÃO VIROU E DISSE QUE ERA MEU DEVER IR ATRÁS DO CARA E MOSTRAR A POLICIA PARA PRENDER O ORDINÁRIO. PORTANTO NÃO ABRI O PROCESSO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *