Tempo de leitura: 3 minutos
Presidente Silvio Roberto com João Otávio partem o bolo dos 78 anos

Um dos mais tradicionais clubes de serviço do sul da Bahia, o Rotary Club de Itabuna completou 78 anos com festa, na última sexta (22), em sua sede. No “Boteco do Rotary”, a festa, foi lembrada toda a movimentação para fundação do clube em 1941, hoje reconhecido por sua tradição em servir à comunidade, sobretudo os menos favorecidos.

A animação da noite ficou por conta da dupla Alex e Gel, com repertório que foi desde a bossa-nova ao sertanejo universitário. Alex Oliveira, músico há 26 anos, já animou vários eventos do Rotary. “Fico bastante lisonjeado com o convite [para se apresentar na festa]. São 78 anos de Rotary Club de Itabuna e é um marco para a dupla Alex e Gel fazer essa festa, alegrando a todos os presentes”, disse.

O rotariano João Otávio, empossado no último dia 7 em Salvador na Academia Brasileira Rotaria de Letras (Abrol), agora faz parte do grupo responsável pela construção, reconhecimento e manutenção da memória e história do Rotarismo. Sobre a fundação do Rotary Club de Itabuna, destacou que, à época, teve como primeiro presidente o saudoso Plínio Leite e os membros do clube reuniam-se no extinto hotel Itabuna, no Centro, onde hoje funciona o edifício Módulo Center. “Nosso clube chegará aos 100 anos com uma trajetória muito bonita! Essa chama que foi lançada se mantém acesa e graças ao trabalho de todos estamos escrevendo a cada ano uma nova página dessa história”, reconheceu.

Otávio, que é memorialista, é membro do clube há 38 anos e pontuou também algumas das grandes contribuições do Rotary ao longo destas quase oito décadas para o desenvolvimento de Itabuna e toda a região, como a chegada do serviço de telefonia, a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna e a estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A Escola Rotary, situada no bairro Santo Antônio e o Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh) são instituições que também fazem parte desse legado.

Honrado por ser o presidente do Rotary 2019/2020, o publicitário Sílvio Roberto aproveitou para lembrar todos os rotarianos que já presidiram o clube e puderam contribuir com todas essas conquistas. “Certamente, esses 78 anos são de serviços prestados, com várias realizações. Por isso, parabenizo a todos os que doaram um pouco de sua vida a essa instituição que faz tanto bem ao mundo, a fim de diminuir a desigualdade e apoiar as iniciativas que trazem benefício à humanidade”, afirmou.

Aniversário dos 78 anos reuniu milhares de pessoas

QUINTA DA ALEGRIA

Seguindo fielmente um dos fundamentos do Rotary que é “Dar de si antes de pensar em si”, nesse momento festivo em que o clube celebra seu aniversário, o presente vai para a comunidade itabunense. A Quinta da Alegria, ação de maior arrecadação de recursos do Rotary Club de Itabuna para auxiliar entidades filantrópicas e projetos sociais do município, acontece no próximo dia 5 de dezembro. O evento, realizado há 17 anos é resultado de parceria com o Parque de Diversões American Park, que reserva um dia exclusivamente para a ação, doando a renda integral da bilheteria para o projeto.

Com ingressos já à venda desde o mês de outubro, a comissão organizadora do projeto lembra que diferentes instituições itabunenses já foram beneficiadas pela Quinta da Alegria, sobretudo, aquelas voltadas às crianças e adolescentes, a exemplo da Creche Irmã Margarida, Instituto de Flauta Carlos Oliveira (IFCO) e Creche da Paróquia Santa Maria Madalena. Além disso, financiou ainda viagens para jovens bailarinos e atletas de baixa renda, oportunizando a busca da carreira e profissionalização e ajuda ao projeto do Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary, que fornece cadeiras aos portadores de deficiências que não tem condição de adquiri-las, dentre outras ações de alcance social.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *