Tempo de leitura: 2 minutos

Durante reunião na ACI, empresários defenderam investigação de irregularidades na Saúde
Empresários da Associação Comercial de Itabuna (ACI) defenderam a instalação de Comissão Especial de Inquérito para investigar denúncias de irregularidades na saúde pública de Itabuna. Na noite desta segunda (2), representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) apresentaram retrato da situação da saúde. A proposta de CEI da Saúde reúne assinatura de apenas 6 dos 21 vereadores de Itabuna.

O representante dos usuários de saúde, Paulo Silva, que integra a mesa diretora do CMS, apresentou detalhes sobre a atuação do conselho. Segundo dados do CMS, desde 2017 estão sendo identificados diversos problemas de longo prazo e de não priorização dos serviços de saúde em Itabuna.

– São problemas recorrentes que se perpetuam ao longo do tempo, a exemplo do precário funcionamento da Rede de Atenção Básica, onde faltam medicamentos básicos e controlados, material médico-hospitalar, material de higienização e material de expediente – afirmou Paulo Silva.

Ainda foi apresentado aos empresários a situação da pediatria na Maternidade Ester Gomes, que não dispõe de estrutura física e de equipamentos adequados para atendimento eficaz a pacientes. Ao mesmo tempo, foi tratado sobre a desarticulação do atendimento pediátrico com o fechamento da porta de entrada do Manoel Novaes, a não contratualização do Cemepi e a concentração de serviços na Maternidade.

Diante das ações apresentadas, os empresários estarão formando uma comissão para visitar os vereadores e cobrar deles a assinatura para a abertura do inquérito. “Devemos participar e buscar esclarecimento sobre a atual situação da saúde. Precisamos interferir. Não podemos ficar esperando que as coisas aconteçam”, declarou o ex-presidente da ACI, Ronaldo Abude, que contou com o apoio do atual presidente, Sérgio Velanes e demais empresários. A reunião contou ainda com a presença da vereadora Charliane Sousa, de ex-presidentes da ACI e de jovens empresários do programa Empreender de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *