Tempo de leitura: 2 minutos
Professora Maria das Graças e alunos do projeto da FTC no Caic Jorge Amado

Alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia, da FTC Itabuna, desenvolveram, sob a coordenação da professora Maria das Graças Viana Ferreira, o Projeto Criança Saudável, Criança Feliz na Creche-Escola Caic Jorge Amado, em Itabuna. O projeto atendeu 140 alunos e buscou contribuir para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde na comunidade escolar, além de revelar a importância da prevenção e cuidados básicos com a saúde das crianças.

A primeira etapa do projeto foi encerrada no último dia 11, quando os estudantes promoveram a Festa de Natal para os pequenos da creche, com uma tarde de recreação, distribuição de lanches e brinquedos. Houve, ainda, entrega dos resultados dos exames de parasitologia à direção da escola. Os resultados serão entregues aos pais das crianças.

Segundo explicou a professora Maria das Graças, nesta fase, após estabelecer parceria com a equipe gestora da escola, houve um trabalho sensibilização com os pais, por meio de palestras, orientações e distribuição de panfletos. “Em seguida, formalizamos junto às famílias a solicitação da autorização de coleta do material para análise”, disse.

Participante do projeto se veste de Papai Noel para distribuir brinquedos

Durante três semanas, afirma Maria das Graças, professores e alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia recolheram os coletores com as amostras que foram analisadas nos laboratórios da FTC. Na próxima etapa do projeto, todas as crianças que apresentaram alto índice de infestação serão examinadas pelos pediatras que atendem na Unidade de Saúde da comunidade.

“Junto à direção da Unidade de Saúde, nós conseguimos assegurar prioridade no atendimento destas crianças e, para garantir que elas tenham acesso ao tratamento medicamentoso após a consulta médica, procuramos as farmácias que mantêm parceria com a FTC no campo de estágio supervisionado que, por sua vez, irão fornecer às famílias os remédios receitados pelos pediatras”, revelou a professora. Maria das Graças disse que os resultados revelaram um percentual de 32,8% de parasitose nos exames de fezes realizados.

Para a diretora da Creche-Escola Caic Jorge Amado, Joanny Francyne Bomfim, a execução do projeto está sendo muito importante para a comunidade escolar, principalmente por tratar das questões relacionadas à saúde e qualidade de vida. “Porque isso reflete diretamente no bem-estar das nossas crianças, que são carentes no acesso a procedimentos de exames e consultas médicas. Portanto, esta parceria com a FTC enriqueceu nosso programa de educação, com foco na promoção da saúde” disse a diretora.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *