Tempo de leitura: < 1 minuto
Vereador Carlinhos de Barcelona foi autor de lei autoriza o nepotismo na Câmara de Caravelas

Conquistar uma vaga no serviço público no Brasil por mérito, via concurso, deveria ser regra, mas a qualificação técnica do servidor é que menos importa.Em muitas regiões do país, o que vale mesmo é a indicação política para a vaga disponível. Em pleno século 21, a prática do nepotismo nos municípios brasileiros é muito comum, mesmo sendo proibida pela Constituição Federal.

Em Caravelas, no extremo-sul da Bahia, por exemplo, os vereadores acabam de aprovar um projeto de lei que autorizar a contratação de parentes de vereadores pela Câmara Municipal. O projeto de autoria do vereador Plínio Carlos de Souza Silva (PSL), o Carlinhos de Barcelona, tramitou rápido. Foi apresentado no dia 18 de setembro e aprovado no dia 9 deste mês.

A lei que autoriza o nepotismo foi aprovado pelo placar de 5×4, pois dois dos 11 vereadores não participaram da votação. Os parlamentares também revogaram quatro artigos da Lei nº 290, criada em 2007, que proibia a contração de parentes em qualquer cargo, tanto no legislativo, quanto no executivo. O Ministério Público da Bahia deve ingressar com ações na justiça para barrar o nepotismo no município de 22 mil moradores.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *