Evento começa nesta sexta e vai até domingo
Tempo de leitura: 2 minutos

Milhares de pessoas são esperadas, neste final de semana, para a tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, na Estância Hidromineral de Olivença, em Ilhéus. O evento será realizado de sexta (10) a domingo (12) e contará com atividades culturais e shows de bandas locais.

Integrada ao calendário turístico da cidade, a Puxada do Mastro começa com desfile cultural, às 5h da manhã desta sexta (10). Às 15h, haverá desfile cultural, hasteamento das bandeiras e fogo simbólico. Às 17h40min serão realizados rituais indígenas Poranci. Às 19h será celebrada Missa do Tríduo em homenagem a São Sebastião, na Igreja Nossa Senhora da Escada. Os shows com Vai Dar Samba e Banda Realce serão a partir das 21h, na praça de Olivença.

No sábado (11), a programação começa às 17h com apresentações culturais, seguida da Missa do Tríduo a São Sebastião, às 19h. A partir das 21h, haverá shows de Batuque Bom, Kauã Araújo e Alan Diniz. Já no domingo (12), os festejos começam com a alvorada, às 4h, na praça.

Ainda no domingo, haverá caminhada para a mata de Ipanema e rituais às 10h. Em seguida, haverá a derrubada dos mastros e saída para a praia. A partir das 14h, serão oferecidas aulas de zumba e promovido cortejo da Puxada do Mastro de São Sebastião pelas praias e ruas de Olivença. A partir das 16h, haverá shows de Top Gun, Lê Bandê e Pagofunk.

EVENTO SECULAR

O secretário de Cultura e Turismo de Ilhéus, Fábio Manzi Jr, destaca que a Puxada do Mastro traz os sentidos de pertencimento e identidade para o ilheense. “Todos estão convidados a participar desse evento secular e que renova uma memória própria de Ilhéus, que integra a história da cidade. Por isso, é tão importante”, afirma Manzi Jr.

De acordo com o historiador e etnógrafo ilheense Erlon Costa Tupinambá, a festa se inicia com o ritual da escolha, por um grupo de machadeiros, da árvore na Mata de Ipanema. No segundo domingo de janeiro, a árvore é transformada em mastro e toda a comunidade é convidada a ir à mata e trazer o tronco até o centro de Olivença.

Os eventos que antecedem a Puxada do Mastro reúnem jovens nativos e crianças. Os meninos e meninas também participam do festejo através do Mastaréu, um pequeno mastro específico puxado até chegar à primeira praia. São realizadas apresentações culturais como o Bando dos Mascarados; Terno das Camponesas (Terno de Reis) e o Boi Estrela. A puxada é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), parceria com Associação dos Machadeiros de Olivença (AMO).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *