Tempo de leitura: 2 minutos
Hospital Costa do Cacau é destaque em captações de órgãos no sul da Bahia

Com o suporte da Organização de Procura de Órgãos (OPO), entidade vinculada a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, vem tendo um papel importante para a captação de órgãos no sul do estado. Neste mês de janeiro, a unidade já realizou a captação de duas córneas. No ano passado, o hospital captou 29 córneas e uma doação de múltiplos órgãos.

Esse trabalho contribui para a diminuição da fila de espera por transplante e traz esperança para pacientes e suas famílias.Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante(CIHDOTT) do HRCC, explica que entre as funções do setor está o gerenciamento do processo de doação e captação de órgãos e tecidos, responsável por viabilizar o diagnóstico e esclarecer a família sobre a doação.

Nessa questão sobre o diálogo com familiares, o enfermeiro revela que o trabalho envolve todos os colaboradores comprometidos com a causa, principalmente do Serviço Social, que lida diariamente com os parentes de pacientes no momento de luto. O apoio do pessoal do setor de Serviço Social tem sido fundamental para o esclarecimento sobre a importância da captação e doação de órgãos.

AÇÕES DURANTE O ANO INTEIRO

Além do trabalho realizado durante o Setembro Verde, campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos, a unidade hospitalar lida com o tema durante todo o ano. “Aqui, na Bahia, têm muitas pessoas que temem o procedimento. Muitas vezes isso ocorre por desconhecimento. Existe ainda muita negativa por parte dos familiares e, por isso, precisamos fazer esse trabalho de conscientização de forma contínua”, diz Ronaldo Pereira.

O médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, lamenta que, infelizmente, nem sempre é possível reestabelecer a vida a todos os pacientes que adentram o hospital. Entretanto, conforme destaca o médico, este momento de tristeza e sofrimento pode se tornar a esperança para dezenas de pacientes e familiares que aguardam por um transplante.

O diretor assistencial ressalta que a CIHDOTT do HRCC desempenha um papel extraordinário, promovendo educação continuada para os colaboradores, pacientes e familiares, com o intuito de informar sobre temas ainda desconhecidos, como os critérios de morte encefálica, importância da doação e os cuidados na manutenção da viabilidade dos órgãos a serem transplantados.

“Estamos trabalhando arduamente com o objetivo de aumentar a captação de órgãos viáveis para transplante, além de desenvolver um ambiente capaz de realizar, em breve, este procedimento em nossa instituição”, concluiu Almir Gonçalves.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *