Tempo de leitura: 2 minutos
PM xinga e bate em adolescente no meio da rua
Governador condena ação truculenta de PM

A Corregedoria da Polícia Militar da Bahia abriu procedimento para apurar a conduta de um PM acusado de truculência durante uma abordagem a um grupo de jovens e o espancamento de um deles. Além puxão de cabelo, socos e chutes,  o adolescente de 16 anos é chamado ladrão e viado! A ação truculenta foi flimada e caiu nas redes sociais na segunda-feira (3).

As imagens mostram o rapaz com rosto virado para parede de um imóvel,no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sendo revistado. Em seguida, depois de informar que é trabalhador, recebe vários socos e chutes do policial militar. Exaltado, o PM diz: “Você pra mim é um ladrão. Você é vagabundo! Essa desgraça desse cabelo. Tire aí [o chapéu], vá! Essa desgraça aqui. Você é o quê? Você é trabalhador é, viado? Ele ainda joga boné do adolescente no chão.

O vídeo ganhou repercussão nacional depois que Raull Santiago, criador e integrante do Coletivo Papo Reto, grupo com sede no Rio de Janeiro, compartilhou as imagens em suas redes socais para denunciar o abuso da autoridade policial.  A ação do policial foi duramente criticada pelo governador Rui Costa, que determinou a instauração de processo administrativo para apurar e punir o acusado.

Em sua conta no Twitter, o governador afirmou não admite comportamento de violência policial. “É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, disse. Rui Costa acrescentou ainda que determinou apuração rigorosa e imediata da ação pela Corregedoria da Polícia Militar.  “Com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas. Para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição”.

O comandante-geral da Polícia Militar na Bahia, Anselmo Brandão,  lamentou a conduta do PM e informou, nesta terça-feira (4), que todas as medidas já foram adotadas para que os fatos sejam apurados e aplicada a devida punição. Brandão também pediu, em nome da corporação, desculpas para a família do menor agredido. Já vítima da humilhação disse que está com medo de sair de casa e anunciou que vai cortar o cabelo. O estilo black power estava crescendo há mais de um ano.

2 respostas

  1. É lamentável! Infelizmente, em toda empresa, instituição tem indivíduos que denigrem o ambiente em que trabalham. Este sujam o caminho que outros, com muita luta, buscam limpar

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *