skip to Main Content
11 de julho de 2020 | 11:46 pm

ALAMBIQUE LANÇA COMENDA DEDÉ DO AMENDOIM

Tempo de leitura: 2 minutos

Dedé do Amendoim ou Tesão era presença e garantia de riso em bares itabunenses

A Academia de Letras, Artes, Musica, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., a Alambique, lança nesta quinta-feira (6), durante a Lavagem do Beco do Fuxico, a Comenda Dedé do Amendoim. A comenda é uma homenagem a um dos personagens mais marcantes da boemia de Itabuna, Dorival Hygino da Silva, simplesmente “Dedé do Amendoim”, também conhecido como “Tesão”.

Durante vários anos, Dedé comercializou amendoins e ovos de codorna nos bares do centro e bairros como Fátima, Santo Antônio e São Caetano, a bordo de sua inseparável bicicleta. Dedé do Amendoim ´pendurou os pedais` há cerca de quatro anos e atualmente encontra-se recluso em sua residência no bairro de Fátima, em função de problemas de saúde.

O jornalista e escritor Daniel Thame, presidente da Alambique, destaca que “pessoas como Dedé do Amendoim, Caboco Alencar e Zequinha do Katikero, símbolos de uma cidade com tradição em bares e botecos legendários, precisam ser reconhecidos e homenageados em vida”.

O próprio Caboco Alencar, que essa semana completou 89 anos, do imortal ABC da Noite, no Beco do Fuxico, será o primeiro contemplado com a Comenda Dedé do Amendoim, que em tempos pré-Viagra também era demasiadamente solicitado pelos que acreditavam nos poderes, digamos, afrodisíacos do produto que lhe deu fama. A confecção da Comenda é um gentil oferecimento da Free Hand.

Comenda será entregue a personalidades itabunenses

ISTO É DEDÉ DO AMENDOIM

No final dos anos 90, Dedé vendia seus amendoins e seus ovos de codorna no Katiquero, vestindo com orgulho uma camisa do PT, quando um desses babacas que infelizmente poluem os bares perpetrou:

-Tira a essa camisa horrível que eu compro tudo…

Ao que Dedé respondeu na lata:

-Pois pra gente como você eu prefiro não vender nada…

E seguiu em frente, com sua bicicleta e sua dignidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top