Tempo de leitura: 2 minutos
Mulher de 106 anos regulariza título em Itapitanga

Nascida em 29 de junho de 1913, dona Jardilina Soares das Virgens foi até o posto de atendimento eleitoral de Itapitanga, no sul da Bahia, para fazer o seu cadastro biométrico. Embora o voto seja facultativo para quem tem mais de 70 anos, segundo a Constituição Federal,  dona Jardilina fez questão de exercer a cidadania para valer sua vontade na urna.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Itapitanga existem 972 eleitores (de um total de 6.754) com mais de 70 anos aptos a votar.  Na Bahia, o número de cidadãos nessa faixa etária é 816 mil. Já em Salvador, a população eleitoral acima dos 70 anos é de mais de 90 mil.

Dona Jardilina Soares não foi a única no sul da Bahia com mais de um século de vida a fazer a biometria. Em Almadina, “seu” Américo Marques Souza, nascido em 18 de novembro de 1918, também decidiu fazer o procedimento. “Estou com 101 anos e consigo dar um voto pelo meu Brasil, não posso esquecer”, diz orgulhoso. Há no município 566 eleitores (de um total de 5 mil), com mais de 70 anos aptos a votar.

“Seu” Américo faz o cadastramento biométrico

O eleitor com mais de 70 anos, que quer continuar a votar – assim como dona Jardilina  e “seu” Américo– deve fazer a biometria no município onde o cadastramento biométrico obrigatório. Eleitores nessa faixa etária que não participarem do procedimento terão o título cancelado e não estarão aptos ao exercício do voto.

Porém, por serem eleitores facultativos, esses eleitores não sofrerão restrições na vida civil, a exemplo da suspensão do CPF e/ou passaporte, impossibilidade de obter empréstimos, e dificuldades para recebimento de aposentadorias ou benefícios federais.

Atualmente, ocorre a revisão biométrica obrigatória em Itapitanga e em outros 241 municípios. O prazo termina na próxima terça-feira (18). O procedimento biométrico é simples e rápido. O eleitor – idoso ou não – deve apresentar documento oficial original de identificação, comprovante de residência recente (com data de emissão nos últimos três meses) e o título de eleitor, caso possua.

O atendimento é feito presencialmente ou por agendamento. Para marcação de dia e horário específicos, o cidadão deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou ligar para o 0800 071 6505. O agendamento também pode ser feito por mensagem via whatsapp (71-3373-7223). Vale lembrar que é garantido ao idoso o atendimento preferencial, bem como às gestantes e deficientes físicos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *