skip to Main Content
7 de maio de 2021 | 05:17 am

ESCOLAS PÚBLICAS DE ITABUNA TÊM ALUNOS APROVADOS EM 40 CURSOS DE GRADUAÇÃO

ESCOLAS PÚBLICAS DE ITABUNA TÊM ALUNOS APROVADOS EM 40 CURSOS DE GRADUAÇÃO
Tempo de leitura: 3 minutos

Os colégios estaduais Félix Mendonça, no Sarinha Alcântara; Polícia Militar, no Jardim Primavera; Luís Eduardo Magalhães, no Lomanto Junior; Centro Integrado Oscar Marinho Falcão, no Santo Antônio; e Complexo Integrado de Educação de Itabuna, no São Caetano, em Itabuna, estão celebrando a aprovação de estudantes em, pelo menos, 40 cursos de graduação.

São cursos ofertados pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), Universidade do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), dentre outras instituições de ensino superior.

Roberto Rodrigues, Andressa Santos, Michael Matos, Raissa Sousa, Juliana Santos e Pedro Henrique.

Os aprovados vão iniciar 2020 matriculados em cursos como Letras, Engenharia Civil, Medicina,  Cinema, Enfermagem, Matemática, Direito, Biologia, Ciências Contábeis, História, Comunicação Social, Economia, Estatística, Medicina Veterinária e Ciência da Computação. Conforme levantamento do PIMENTA, pelo menos seis estudantes da rede estadual em Itabuna foram aprovados no Curso de Direito da Uesc, um dos mais concorridos no País. O número de aprovado no curso é recorde no município do sul da Bahia.

Na lista dos que vão começar o ano cursando o ensino superior estão Roberto Carlos Rodrigues, do Félix Mendonça; Yasmin Ferreira Oliveira, do Ciomf;  Paulo Sérgio da Cruz Neto, Diego Melo, Lara Aquino e Nayane Oliveira, do Colégio da Polícia Militar (CPM) em Itabuna.

O estudante Roberto Rodrigues, de 20 anos, foi aprovado em 5º lugar no Curso de Direito da Uesc. Filho de pedreiro e dona de casa e estudante de escola pública em Itabuna, Roberto obteve 980 pontos na Redação. Um dos corretores lhe assegurou a nota máxima, 1.000 pontos.

Roberto concluiu o Ensino Médio em 2016 no Colégio Félix Mendonça, no bairro Sarinha Alcântara. Decidido a ingressar no curso de Direito da Uesc, manteve o foco e passou a frequentar um cursinho pré-vestibular. Mas também teve de trabalhar para pagar as contas. Deu conta do recado.

Os estudantes da escola pública que estão fazendo a diferença

Outro aprovado do Félix Mendonça é Samuel Santos Sobrinho. De família humilde, filho de eletricista e dona de casa, obteve quase 900 pontos em Redação e garantiu uma vaga em Enfermagem na Uesc. “O grande diferencial são os professores. Eles são muito dedicados e preocupados com o aluno. O tempo todo, eles estão incentivando a estudar”, afirma.

Os professores e coordenadores, afirma Samuel, sempre disseram que os alunos são capazes de mudar o rumo de sua própria história. Ele acrescenta o que também ajudou na aprovação: foi o fato de gostar de História e de ler, principalmente as notícias factuais.

Na Uesc, além de Roberto Rodrigues e Samuel Sobrinho, entre os alunos aprovados da escola estão Andressa Santos (Enfermagem), Juliana Santos (Ciências Contábeis), Raissa Sousa (Ciências Biológicas); Pedro Henrique Messias (Letras), Ana Carolina Nery (História), (Enfermagem) e Thalles Barreto (Comunicação Social). A lista tem ainda Evelly Gomes (Matemática) e Michael Matos (Ciência da Computação).

No Complexo Integrado de Educação de Itabuna, entre os aprovados  na Uesc estão Gabriel Melo (Engenharia Elétrica), Odarasol Gomes (Letras), Israel Mota (História), Taynara Sousa (Engenharia Química) e Mateus Oliveira (Engenharia de Produção), além de Luiz Felipe em Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Nomes e fotos de outros aprovados do Colégio Universitário e do Colégio Modelo Luís
Eduardo Magalhães serão publicados na próxima reportagem da série.

As escolas públicas do sul da Bahia, com estudantes aprovados no ensino superior, podem enviar até sexta-feira (22) a lista com nomes dos alunos aprovados e fotos. Quem tiver história de estudante da rede pública que julgar interessante também pode encaminhar um resumo ou o contato dele.

Esta publicação possui 7 comentários
  1. Parabéns jovens vocês são o orgulho de nosso Brasil, e o orgulho
    de todos metres que passaram pela vida de vocês .e orgulho de seus pais ,a minha filha é uma das que passou para enfermagem meu orgulho. Esse time promete que Deus abençoe essa nova etapa da vida de todos .

  2. Parabéns a todos vcs jovens ,futuro do nosso país… Meu filho estudou no Colégio Félix Mendonça tbm ,ótima escola,ótimos professores, que conserve sempre assim.

  3. Que notícia linda! Parabéns a todos! Muito sucesso, foco e determinação para concluírem seus cursos… Nunca deixem de sonhar, sonhar e faz acontecer! Sucesso e boa sorte!

  4. O CEEP em Biotecnologia e Saúde também teve um número de aprovação expressiva. Vários alunos aprovados na UESC, UFSB FTC e Unime pelo prouni.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top