Paciente viajou aos Estados Unidos e reside em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O resultado da amostra coletada com materiais de uma turista de 21 anos, de Israel, atendida em Ilhéus no último sábado (29), de acordo com informações prestadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN-BA), deu negativo para o novo coronavírus (Covid-19). O exame deu positivo para o vírus da gripe Influenza B para a turista que está hospedada em Itacaré.

De acordo com a chefe do setor de Imunização de Ilhéus, Walkiria Freitas, o Ministério da Saúde resolveu antecipar a vacinação contra Influenza visando reforçar as ações preventivas de combate ao coronavírus. “A vacina contra a H1N1, H3N2 e Influenza Sazonal permite que os profissionais de saúde descartem esses casos ainda na triagem. É uma estratégia que vai auxiliar o diagnóstico célere para o coronavírus”, explicou.

VACINAÇÃO

Walkiria pontuou que serão disponibilizadas, em âmbito nacional, cerca de 20 milhões de doses na primeira fase da campanha. O público alvo é composto por crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos.

O período de vacinação tem previsão de início para o dia 23 de março. Posteriormente, as doses serão disponibilizadas para os demais grupos: profissionais de saúde, pessoas com comorbidades e indígenas. O Ministério repasse as doses para a Sesab, que as encaminha para os núcleos regionais de Saúde e, daí, para os municípios.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *