Hospital Costa do Cacau ganha ala exclusiva para pacientes covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, criou a Comissão de Operações de Emergência para o COVID-19 como estratégia de enfrentamento ao vírus que surgiu na China e está se espalhando pelo mundo. O grupo é composto pelas lideranças dos principais setores envolvidos na assistência e uma equipe multiprofissional.

Baseado informes do Ministério da Saúde, a comissão do HRCC elaborou um fluxograma para uma rápida identificação de casos suspeitos da doença, minimização do tempo de atendimento e orientação de seus colaboradores, pacientes e familiares. Essa ferramenta amplia as medidas de precaução contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. Além disso, o trabalho visa sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos como principal meio de prevenção.

De acordo com a enfermeira Indira Borges, coordenadora do Núcleo Hospitalar Epidemiologia (NHE) do HRCC, caso um paciente tenha diagnóstico positivo para COVID-19 pode cursar com grau leve, moderado ou grave podendo ser atendido em unidades primárias de atenção básica e unidades secundárias como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Indira Borges assegurou que a definição de unidades de referência não significa que o paciente só pode ser atendido em hospitais. Enquanto ao diagnóstico do COVID-19, a enfermeira destaca que é feito com a coleta de material respiratório, que é encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) e está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

PREVENÇÃO CONTRA A TRANSMISSÃO

Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, com a confirmação do terceiro caso de coronavírus na Bahia, torna-se prioridade as medidas de prevenção contra a transmissão da doença e o desenvolvimento do organograma assistencial para o tratamento. “Atitudes como lavagem de mãos sempre que for necessário, o não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a etiqueta da tosse e do espirro, protegendo com o braço ou usando lenços de papel, são citadas como formas de prevenção para controle do vírus”, explica.

Almir Gonçalves disse que o HRCC, por meio dos núcleos de educação continuada e segurança do paciente, em sintonia com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab),elaborou um organograma para atendimento pormenorizado a pacientes com suspeita de infecção pelo COVID-19. “A instituição, mais uma vez, adequa seu protocolo assistencial, no intuito de atuar com eficiência em prol da população”, conclui.

Dados do boletim da Sesab, de janeiro até esta quarta-feira (11), mostram que a Bahia registrou 187 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 133 descartados laboratorialmente ou por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 51 aguardam análise laboratorial.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *