Previsão é de chuva acima da média no Nordeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com informações do Prognóstico Climático de Outono do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de chuva deve ficar entre a média e acima da média em boa parte do Brasil durante a nova estação. A previsão do modelo estatístico do Inmet para o outono indica chuvas acima da média em grande parte da Região Nordeste. O outono termina no dia 20 de junho.

De acordo com a previsão, até meados de abril as chuvas devem persistir sobre a parte norte desta área, devido à permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em sua posição climatológica. Além disto, o aumento da temperatura das águas próximas à costa nordestina pode aumentar as chances de chuvas até o final do outono.

No leste do Nordeste, normalmente existe um aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido a evolução dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL).

A previsão também indica chuva próxima a média ou ligeiramente abaixo sobre a parte centro-oeste da Bahia, assim como temperaturas mais elevadas. Nas demais áreas, as temperaturas deverão ser dentro da faixa normal climatológica para os meses de abril a junho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *