skip to Main Content
27 de fevereiro de 2021 | 09:03 am

NO SUL DA BAHIA, ESTUDANTES FABRICAM SABÃO PARA DOAR A HOSPITAL E BOMBEIROS

NO SUL DA BAHIA, ESTUDANTES FABRICAM SABÃO PARA DOAR A HOSPITAL E BOMBEIROS
Tempo de leitura: 2 minutos

Na guerra contra o novo coronavírus, alunos do curso técnico em Química do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, produziram 230 litros de sabão líquido concentrado para doação ao Hospital Regional Costa do Cacau e ao Grupamento do Corpo de Bombeiros. O sabão é produzido na escola, na região central do município sul-baiano.

Produzido a partir de óleo de cozinha usado e doado por restaurantes, bares e moradores locais, o sabão leva também outros, a exemplo de soda cáustica, água, álcool e essência. Segundo o professor de Química e idealizador da iniciativa, Joilson Silva Sampaio, os estudantes vêm desenvolvendo pesquisas sobre o descarte inadequado do óleo residual e sua transformação em sabão de melhor qualidade para o uso na limpeza em geral e sem agressão à pele.

– Contra a pandemia do Coronavírus, vimos a oportunidade de ajudar a sociedade, de alguma forma, para evitar a propagação do vírus com o uso do sabão desenvolvido no CEEP, mesmo em tempo de isolamento social – afirmou o professor Joilson Sampaio.

A estudante Kleyane Vilela Santos, de 17 anos, do curso técnico em Química, não esconde a satisfação em participar da iniciativa. “É uma honra saber que estamos contribuindo para o combate à COVID-19, pois o sabão vai servir para que o hospital seja higienizado adequadamente. Foi muito estimulante aprender a reutilizar o óleo de cozinha na fabricação de sabão e ajudar, também, na preservação do meio ambiente”, afirmou.

Diretor técnico do Hospital Regional Costa do Cacau, Almir Gonçalves diz que a doação chega em um momento oportuno. “Agradecemos ao CEEP pela doação de 100 litros de sabão concentrado que, diluído, chega a 200 litros e que será usado na limpeza da área externa, pisos, paredes e banheiros da unidade hospitalar. Neste momento de pandemia contra a COVID-19, a doação irá nos ajudar bastante, visto que estamos todos concentrados na prevenção e a higienização é uma das ações mais importantes”.

O diretor do CEEP, Jorgeney de Argôlo Souza, falou de que forma a iniciativa impacta no desenvolvimento dos estudantes. “Para além deste enfrentamento ao Coronavírus, este tipo de conhecimento é ideal para os jovens estudantes para atender as demandas da sua comunidade local, bem como sua aprendizagem para o mundo do trabalho”, salientou.

Além do hospital, também foram doados 130 litros de sabão líquido ao 5° Grupamento de Bombeiro Militar de Ilhéus. O material já entregue está permitindo que os bombeiros mantenham os requisitos de higiene recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o atendimento à sociedade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top