Ewerton Santos e Guilherme Dantas atuam na fabricação das máscaras faciais no UniFTC Maker, em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A UniFTC de Itabuna anunciou a fabricação de máscaras de proteção facial com impressora 3D para serem doadas a profissionais de saúde de hospitais de Ilhéus e de Itabuna que estão trabalhando no atendimento a pacientes vítimas do novo coronavírus. As máscaras estão sendo produzidas no Espaço UniFTC Maker, na Avenida Inácio Tosta Filho, no Centro.

De acordo com o vice-presidente de Operações da Rede UniFTC, Cristiano Lôbo, a inciativa integra uma série de ações que estão sendo postas em prática por meio do Movimento do Bem, implementado pela instituição em todas as cidades onde o grupo educacional está presente, a exemplo de Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista.

– Com a fabricação e doação das máscaras faciais, a Rede UniFTC quer contribuir para minimizar os riscos de contaminação dos profissionais de saúde, sobretudo nos hospitais públicos que serão referência no atendimento dos pacientes. Para tanto, estamos empenhados para produzirmos uma quantidade significativa de máscaras que possam suprir a demanda nestas unidades. O nosso principal objetivo, por meio desta e das demais iniciativas do Movimento do Bem, é o de preservar vidas – disse Lôbo.

Coordenando as ações na UniFTC de Itabuna, o diretor geral da Faculdade, Kaminsky Mello Cholodovskis, destaca que para iniciar a produção das máscaras diversas medidas de segurança foram reforçadas visando à preservação da saúde dos envolvidos no processo, a exemplo do constante uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e higienização pessoal e do ambiente.

– Temos consciência que o momento é de isolamento social para evitar a transmissão comunitária da COVID-19. Porém, não podíamos cruzar os braços sabendo que tínhamos o domínio do conhecimento e a tecnologia necessária à produção de um importante equipamento para os profissionais de saúde – justificou.

Responsável pela campanha de mobilização para a doação de EPIs, a presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB), Liana Maria Torres Azi, enfatizou a disposição com a qual a Rede UniFTC aderiu ao movimento. “As máscaras faciais são imprescindíveis à segurança dos profissionais de saúde que estão enfrentando a pandemia do novo Coronavírus. A quantidade insuficiente deste equipamento em países como Itália e Espanha tem causado índices de contaminação entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que chegam a 12 e 15%.Neste sentido, a adesão da Rede UniFTC à campanha é muito significativa”, pontuou.

Para a fabricação das máscaras faciais, a Faculdade está investindo na aquisição de filamentos, utilizados na impressora 3-D para a produção das bases que servem de suporte, bem como na compra de lâminas de acrílico que é usado na parte frontal das máscaras.

O Espaço UniFTC Maker funciona no Campus 2 da Faculdade, localizado na Avenida Inácio Tosta Filho, nº 360, área central de Itabuna. Inicialmente, na fase de produção sob a supervisão da gerente de Laboratório da Rede UnFTC, Alessandra Argolo do Espírito Santo, estão atuando o colaborador do setor de Tecnologia da Informação, Ewerton Santos, e o estudante do 9° semestre de Engenharia Civil, Guilherme Dantas, que dominam a tecnologia de impressão em 3-D.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *