Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna deverá intensificar ainda mais as medidas de proteção contra o novo coronavírus após a confirmação do primeiro caso de transmissão comunitária da doença. Segundo o secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento, trata-se de uma paciente de 52 anos. O resultado do teste foi informado na noite de ontem (2) e divulgado há pouco pelo secretário.

A mulher passa bem, de acordo com a autoridade em saúde, apresenta sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar. “A população deve manter o isolamento social, sair de casa quando realmente necessário, evitando, de todo modo, ambiente com aglomerações e se proteger fazendo uso de máscaras”, afirmou o secretário de Saúde.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Transmissão comunitária é quando não se pode identificar a origem da transmissão da doença, o que reforça, ainda mais, a necessidade de a população da localidade adotar medidas de proteção. Até aqui, as mais eficazes, além daquelas de higiene – como lavar as mãos sempre -, é o isolamento social, manter-se a, pelo menos, 1 metro e meio de outras pessoas, evitar aglomerações e idas à rua sem maior necessidade.

O isolamento social, o popular “fique em casa”, é medida para evitar que várias pessoas sejam contaminadas ao mesmo tempo e várias necessitem de internamento, principalmente se necessitar de internamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até agora, Itabuna somente conta com leitos do Hospital de Base (SUS) e Calixto Midlej Filho (planos particulares de saúde). O município é referência para o sul da Bahia e deve levar, ainda, mais 20 dias para abertura de leitos específicos para casos mais graves da doença.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *